/

Partido Liberal do primeiro-ministro Justin Trudeau vence eleições (mas perde maioria absoluta)

Michael Reynolds / EPA

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

O Partido Liberal do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, venceu as eleições desta segunda-feira e formará um Governo minoritário.

Os liberais estavam a liderar e já tinham sido eleitos em 146 dos 304 distritos eleitorais por volta das 22h30 de Toronto (3h30 de terça-feira em Lisboa).

Para repetir a maioria absoluta de 2015, Trudeau precisava de conquistar 170 assentos parlamentares. Um Governo minoritário na Câmara dos Comuns, que tem 338 lugares, significa que o primeiro-ministro reconduzido terá de contar com o apoio de partidos da oposição mais à esquerda para fazer avançar alguns dos principais diplomas.

Antes da votação, de acordo com o semanário Expresso, as sondagens mostravam uma disputa renhida entre Trudeau e o líder do Partido Conservador, Andrew Scheer. Qualquer um dos dois partidos poderia ganhar mas nenhum deles conseguiria governar sem o apoio de partidos mais pequenos, com destaque para o Novo Partido Democrata (de esquerda) e para o Bloco Quebequense, um grupo regional que colocou os problemas locais no centro do debate destas eleições.

O chefe do Governo sai do seu primeiro mandato com uma imagem enfraquecida por diversos escândalos – um deles por ter aparecido numa fotografia de juventude de cara pintada de negro – e a sua popularidade caiu fortemente após um caso de ingerência política num processo judicial.

Alguns analistas preveem que quatro membros do atual Governo possam perder o assento parlamentar, incluindo o ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, um dos pesos-pesados do Executivo.

O Partido Verde, de Elizabeth May, ganhou notoriedade durante a campanha, colocando as alterações climáticas no centro do debate. O líder dos liberais trouxe para a campanha a promessa de um imposto sobre o carbono, onde foi acompanhado por idêntica promessa dos conservadores.

O sistema político do Canadá permite que o primeiro-ministro cessante se mantenha no cargo, mesmo que o seu partido não vença as eleições, caso garanta a maioria de apoio parlamentar. A possibilidade deste cenário levou a oposição a acusar Trudeau de estar a tentar negociar uma maioria com o Novo Partido Democrata.

Mais de 27 milhões de eleitores foram esta segunda-feira chamados às urnas. Os Partidos Liberal e Conservador alternam no poder desde 1867.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.