Partidários de Bo Xilai criam novo partido na China

Bo Xilai (foto: YouTube/WSJ)

Bo Xilai (foto: YouTube/WSJ)


Partidários do ex-ministro chinês do Comércio Bo Xilai, condenado a prisão perpétua por corrupção, criaram um novo partido político na China que nomeia presidente vitalício o antigo político.

O novo partido é também um claro desafio à autoridade do Partido Comunista que proíbe, “de facto”, a criação de grupos políticos contrários à sua gestão.

De acordo com a edição de hoje do diário South China Morning Post, de língua inglesa que se publica em Hong Kong, o Partido “Zhi Xian”, que significa que a “Constituição é a autoridade suprema”, foi formado quarta-feira, três dias antes do início da reunião política mais importante do ano que irá definir as próximas reformas económicas e sociais no país.

A nova formação nomeia “presidente vitalício” Bo Xilai, que foi um dos políticos com maior projeção na China e representante da corrente ‘neomaoísta’ do Partido, explicou ao diário uma das fundadoras, Wang Zheng.

Professora de comércio internacional no Instituto de Economia e Gestão de Pequim, Wang Zheng defendeu que a criação do “não é ilegal sob a lei chinesa”.

“É legal e razoável”, disse.

Numa carta aberta publicada na Internet um dia depois da formação do novo partido, Wang Zheng explicava que é uma professora comum, que nunca conheceu pessoalmente Bo Xilai, mas que a sua figura a inspirou, tal como ficou impressionada com a sua atitude combativa em tribunal.

Wang Zheng disse também que não teve qualquer problema com as autoridades e que a criação do novo partido, permitido por lei, mas impedido na prática pela política do Partido Comunista, não foi pensada para qualquer data coincidente com a reunião que decorre em Pequim.

Os responsáveis do novo partido garantem ainda terem informado as autoridades chinesas da criação do “Zhi Xian”, bem como dizem que o diretor da prisão onde está detido Bo Xilai lhe disse que este tinha sido nomeado presidente vitalício, mas desconhecem qual a resposta do antigo dirigente.

Bo Xilai, que defendeu e implementou na cidade de Chongqing, centro do país, práticas populistas da era maoísta era um dos líderes de maior projeção no país antes de ser envolvido num escândalo de corrupção que levou á cadeia também a sua mulher e vários homens da sua confiança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …