Partidários de Bo Xilai criam novo partido na China

Bo Xilai (foto: YouTube/WSJ)

Bo Xilai (foto: YouTube/WSJ)


Partidários do ex-ministro chinês do Comércio Bo Xilai, condenado a prisão perpétua por corrupção, criaram um novo partido político na China que nomeia presidente vitalício o antigo político.

O novo partido é também um claro desafio à autoridade do Partido Comunista que proíbe, “de facto”, a criação de grupos políticos contrários à sua gestão.

De acordo com a edição de hoje do diário South China Morning Post, de língua inglesa que se publica em Hong Kong, o Partido “Zhi Xian”, que significa que a “Constituição é a autoridade suprema”, foi formado quarta-feira, três dias antes do início da reunião política mais importante do ano que irá definir as próximas reformas económicas e sociais no país.

A nova formação nomeia “presidente vitalício” Bo Xilai, que foi um dos políticos com maior projeção na China e representante da corrente ‘neomaoísta’ do Partido, explicou ao diário uma das fundadoras, Wang Zheng.

Professora de comércio internacional no Instituto de Economia e Gestão de Pequim, Wang Zheng defendeu que a criação do “não é ilegal sob a lei chinesa”.

“É legal e razoável”, disse.

Numa carta aberta publicada na Internet um dia depois da formação do novo partido, Wang Zheng explicava que é uma professora comum, que nunca conheceu pessoalmente Bo Xilai, mas que a sua figura a inspirou, tal como ficou impressionada com a sua atitude combativa em tribunal.

Wang Zheng disse também que não teve qualquer problema com as autoridades e que a criação do novo partido, permitido por lei, mas impedido na prática pela política do Partido Comunista, não foi pensada para qualquer data coincidente com a reunião que decorre em Pequim.

Os responsáveis do novo partido garantem ainda terem informado as autoridades chinesas da criação do “Zhi Xian”, bem como dizem que o diretor da prisão onde está detido Bo Xilai lhe disse que este tinha sido nomeado presidente vitalício, mas desconhecem qual a resposta do antigo dirigente.

Bo Xilai, que defendeu e implementou na cidade de Chongqing, centro do país, práticas populistas da era maoísta era um dos líderes de maior projeção no país antes de ser envolvido num escândalo de corrupção que levou á cadeia também a sua mulher e vários homens da sua confiança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …