Partículas de plástico detetadas em mais de 90% da água engarrafada

assortedstuff / Flickr

A água engarrafada de grandes marcas mundiais está contaminada com microplásticos. Em média, há 325 finas partículas de plástico por cada litro de água vendido pelas 11 marcas que os cientistas estudaram.

Foram analisadas 259 garrafas de água de 11 marcas diferentes, oriundas de nove países por uma equipa de cientistas da Universidade Estatal de Nova Iorque (SUNY) que chegou à conclusão que mais de 90% dessa água engarrafada contém pequenas partículas de plástico.

De acordo com o Expresso, os cientistas encontraram em média cerca de 325 partículas por cada litro e água. No entanto, em alguns casos, a concentração atingiu as 10 mil partículas de plástico por litro. Das 259 garrafas, apenas 17 estavam livres de microplásticos.

O tipo de fragmento de plástico mais comum encontrado foi o polipropileno, um termoplástico usado comummente para produzir as tampas das garrafas. “Creio que isso resulta do processo de engarrafamento”, disse Sherri Mason à agência France Presse.

O estudo foi encomendado pelo projeto de jornalismo Orb Media, contudo ainda não foi publicado em revistas científicas. As garrafas de água foram compradas nos EUA, China, Brasil, Índia, Indonésia, México, Líbano, Quénia e Tailândia.

Os cientistas usaram tinta vermelha Nile para apurar a quantidade de microplásticos existentes na água, já que essa tinta torna as partículas fluorescentes, por se agarrar a superfícies de plástico. Andrew Mayers, cientista que desenvolveu a tinta Nile, disse que está “satisfeito que ela tenha sido aplicada de forma cuidadosa e apropriada”.

Apesar de os efeitos na saúde serem pouco conhecidos, Sherri Mason afirmou, citada pelo Jornal de Notícias, que “há uma relação com certos tipos de cancro, a diminuição da quantidade de espermatozoides ou a incidência de certas doenças, como o autismo ou défice de atenção”.

As marcas testadas foram a Aqua e a Evian (da Danone), a Aquafina (PepsiCo), a Bisleri (da Bisleri International), a Dasani (da Coca-Cola), a Epura (da PepsiCo), a Gerolsteiner (da Gerolsteiner Brunnen), a Minalba (do Grupo Edson Queiroz), a Nestlé Pure Life e a San Pellegrino (da Nestlé) e a Wahaha (do Grupo Hangzhou Wahaha).

Um porta-voz a Gerolsteiner disse que a empresa não pode excluir a hipótese de microplásticos presentes no ar ou nos processos de empacotamento acabarem dentro das garrafas de água que comercializa. Já a Nestlé questionou a metodologia do estudo, afirmando que o uso da Nile “gera falsos positivos”.

Por sua vez, a Associação Americana de Bebidas Engarrafadas declarou que continua a defender a segurança das marcas de água que representa, apontando o dedo à ciência que estuda os microplásticos, que só agora está a emergir.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. verdadeiras referencias reconhecidos pelo controlo de fabrico… China, Brasil, Índia, Indonésia, México, Líbano, Quénia e Tailândia ?!

RESPONDER

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Vieira e SAD arguidos. CMVM suspende ações do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …