Partículas de plástico detetadas em mais de 90% da água engarrafada

assortedstuff / Flickr

A água engarrafada de grandes marcas mundiais está contaminada com microplásticos. Em média, há 325 finas partículas de plástico por cada litro de água vendido pelas 11 marcas que os cientistas estudaram.

Foram analisadas 259 garrafas de água de 11 marcas diferentes, oriundas de nove países por uma equipa de cientistas da Universidade Estatal de Nova Iorque (SUNY) que chegou à conclusão que mais de 90% dessa água engarrafada contém pequenas partículas de plástico.

De acordo com o Expresso, os cientistas encontraram em média cerca de 325 partículas por cada litro e água. No entanto, em alguns casos, a concentração atingiu as 10 mil partículas de plástico por litro. Das 259 garrafas, apenas 17 estavam livres de microplásticos.

O tipo de fragmento de plástico mais comum encontrado foi o polipropileno, um termoplástico usado comummente para produzir as tampas das garrafas. “Creio que isso resulta do processo de engarrafamento”, disse Sherri Mason à agência France Presse.

O estudo foi encomendado pelo projeto de jornalismo Orb Media, contudo ainda não foi publicado em revistas científicas. As garrafas de água foram compradas nos EUA, China, Brasil, Índia, Indonésia, México, Líbano, Quénia e Tailândia.

Os cientistas usaram tinta vermelha Nile para apurar a quantidade de microplásticos existentes na água, já que essa tinta torna as partículas fluorescentes, por se agarrar a superfícies de plástico. Andrew Mayers, cientista que desenvolveu a tinta Nile, disse que está “satisfeito que ela tenha sido aplicada de forma cuidadosa e apropriada”.

Apesar de os efeitos na saúde serem pouco conhecidos, Sherri Mason afirmou, citada pelo Jornal de Notícias, que “há uma relação com certos tipos de cancro, a diminuição da quantidade de espermatozoides ou a incidência de certas doenças, como o autismo ou défice de atenção”.

As marcas testadas foram a Aqua e a Evian (da Danone), a Aquafina (PepsiCo), a Bisleri (da Bisleri International), a Dasani (da Coca-Cola), a Epura (da PepsiCo), a Gerolsteiner (da Gerolsteiner Brunnen), a Minalba (do Grupo Edson Queiroz), a Nestlé Pure Life e a San Pellegrino (da Nestlé) e a Wahaha (do Grupo Hangzhou Wahaha).

Um porta-voz a Gerolsteiner disse que a empresa não pode excluir a hipótese de microplásticos presentes no ar ou nos processos de empacotamento acabarem dentro das garrafas de água que comercializa. Já a Nestlé questionou a metodologia do estudo, afirmando que o uso da Nile “gera falsos positivos”.

Por sua vez, a Associação Americana de Bebidas Engarrafadas declarou que continua a defender a segurança das marcas de água que representa, apontando o dedo à ciência que estuda os microplásticos, que só agora está a emergir.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. verdadeiras referencias reconhecidos pelo controlo de fabrico… China, Brasil, Índia, Indonésia, México, Líbano, Quénia e Tailândia ?!

RESPONDER

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …

Políticas de Lagarde geram 245 milhões para a banca portuguesa

A estratégia do Banco Central Europeu (BCE) de combate ao impacto da pandemia na banca está a gerar ganhos de 4,8 mil milhões de euros para as instituições financeiras da Zona Euro, com Portugal do …