Partícula de Deus vista pela primeira vez a decair

(dr) ATLAS

Colisão protão-protão no interior do Grande Colisonador de Hadrões

Físicos observaram o decaimento do bosão de Higgs, partícula que dá massa a outras partículas elementares, num par de outras partículas mais pequenas, os quarks bottom, processo previsto no modelo-padrão da física de partículas

A descoberta, anunciada nesta terça-feira, foi obtida no maior acelerador de partículas do mundo, do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), que anunciou o feito.

O modelo-padrão da física de partículas, teoria que descreve as partículas elementares que compõem a matéria do Universo, prevê que o bosão de Higgs se desintegre em quarks bottom em 60% dos casos.

Apesar deste decaimento radioativo (ou desintegração) ser o mais frequente de todos, a sua observação é extremamente difícil, uma vez que é necessário distingui-lo entre o “ruído” de muitas outras formas de produzir esta partícula elementar.

A observação foi registada passados seis anos sobre a descoberta do bosão de Higgs, também conhecido como Partícula de Deus, e envolveu duas experiências do acelerador – ATLAS e CMS – na qual participam cientistas portugueses do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

Os quarks, tal como o bosão de Higgs, são partículas elementares. O quark bottom é o segundo quark mais pesado de um total de seis – up, down, strange, charm, bottom e top. 

Os quarks up e down são as partícula mais leves, encontram-se no núcleo dos átomos da matéria vulgar, sendo assim os constituintes dos neutrões e protões. As quatro partículas restantes – strange, charm, bottom e top – existiram no início do Universo e são hoje criadas nos aceleradores de partículas e nas colisões dos raios cósmicos com os átomos presentes na atmosfera terrestre.

Para o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, a observação “abre o caminho para estudar com maior precisão as interações do bosão de Higgs com os quarks top e bottom, e assim testar as propriedades desta partícula única”, podendo “vir a responder a alguns dos mais profundos mistérios da física de partículas”.

Para obterem uma “observação estatisticamente significativa” da desintegração do bosão de Higgs num par de quarks bottom, os físicos “combinaram dados de vários períodos de funcionamento” do acelerador e “empregaram métodos de análise de dados muito complexos”, refere o LIP em comunicado.

Seis anos depois, os cientistas conseguiram finalmente confirmar o decaimento da Partícula de Deus. A descoberta abre portas para estudar com mais detalhe a partícula elementar e a forma como interage com outras matérias e outras partículas ainda não descobertas como, por exemplo, a matéria escura. Os próximos passos da investigação implicam refinar as medições de forma a observar a desintegração com uma maior resolução.

Recentemente, no início de junho, o CERN anunciou a interação da Partícula de Deus com um quark top, uma das partículas elementares mais pesadas. Semanas depois, confirmava que o Bosão de Higgs decai para dois quarks bottom – interação que se tinha mostrado muito difícil de provar.

O Grande Colisonador de Hadrões é o maior acelerador de partículas do mundo, instalado num túnel com 27 quilómetros de circunferência na fronteira entre a França e a Suíça. Em 2013, o laboratório ganhou destaque na imprensa internacional ao detetar o Bosão de Higgs, celebrizado como Partícula de Deus.

ZAP // Lusa / Science Alert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. co·li·sor
    (latim collisus, -a, -um, particípio passado de collido, -ere, colidir)
    substantivo masculino
    [Física nuclear] Acelerador de partículas que provoca colisões entre os feixes de partículas.

    “colisor”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/colisor [consultado em 28-03-2019].

RESPONDER

O maior incêndio da Califórnia foi provocado por um homem que tentava matar vespas

O maior incêndio da Califórnia, que destruiu 116 mil hectares de floresta, foi provocado por um homem alérgico a vespas. As conclusões da investigação pelo Departamento de Floresta e Proteção ao incêndio que destruiu parte da …

Sócrates e Durão tentaram lançar Freitas contra Cavaco e Sampaio

O ex-líder do CDS Diogo Freitas do Amaral revela no seu terceiro livro de memórias que os antigos primeiros-ministros Durão Barroso e José Sócrates tentaram, em momentos diferentes, que se candidatasse à Presidência da República …

Trump anuncia retirada de milhões de imigrantes ilegais nos EUA

O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos vai começar a expulsar milhões de pessoas ilegais no país, afirmou o Presidente norte-americano que anuncia hoje a sua recandidatura à Casa Branca. Recorrendo ao Twitter, Donald …

Chumbada proposta do PS para nova Lei de Bases da Saúde

A proposta do PS para a nova Lei de Bases da Saúde, que enquadrava as parcerias público-privadas (PPP), foi chumbada esta terça-feira. Segundo a RTP, todos os partidos votaram contra, com exceção do PS. O grupo de trabalho …

Sites pornográficos de Hong Kong bloqueiam o seu conteúdo para apoiar protestos pró-democracia

Uma polémica proposta do Governo chinês para expandir as leis de extradição de Hong Kong atraiu cerca de dois milhões de pessoas - mais de um quarto da população total - às ruas, como forma …

Merkel sofre ataque de tremores durante cerimónia com Presidente ucraniano

A chanceler alemã mostrou-se instável e com tremores, enquanto recebia o Presidente da Ucrânia numa visita oficial ao país, situação que a própria atribuiu, mais tarde, ao calor e falta de hidratação. As imagens de Angela …

Autoridades japonesas levantam alerta de tsunami após sismo de 6,8

A Agência Nacional de Meteorologia do Japão levantou o alerta de tsunami dado, esta terça-feira, depois de um sismo de magnitude de 6,8 na escala de Richter na zona costeira do noroeste do país. Segundo as …

Boris Johnson vence segunda volta. Dominic Raab fora da corrida

O antigo ministro para o Brexit foi eliminado, esta terça-feira, na segunda volta da eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, a qual foi novamente dominada por Boris Johnson. Dominic Raab, um eurocético …

Islândia: 75 anos de independência de um dos países mais ricos do mundo

A Islândia, um dos países mais ricos do mundo, no qual metade do parlamento é composto por mulheres e 90% da energia consumida é renovável, comemorou na segunda-feira 75 anos de independência. Segundo noticiou a TSF, …

Mágico indiano morre afogado ao tentar recriar truque de Houdini

A polícia indiana recuperou o corpo do mágico Chanchal Lahiri, que se afogou no rio Hooghly, em Bengala Ocidental, no domingo, quando tentava recriar um dos famosos truques do húngaro-americano Harry Houdini. Segundo noticiou o Guardian …