Uma das partes mais importantes do cérebro tem uma função que nem conhecíamos

2

geralt / pixabay

Cientistas acabaram de descobrir uma nova função do cerebelo, uma das partes mais importantes do nosso corpo, que nos ajuda com os movimentos motores.

O cerebelo é uma parte do encéfalo, responsável por várias funções do corpo e essencial para podermos andar, correr, saltar e várias outras atividades. Aliás, o termo “cerebelo” surge do latim e quer dizer “pequeno cérebro”.

Uma equipa de investigadores acabou de descobrir que o cerebelo tem uma função até agora desconhecida. Esta região cerebral tem também um papel fundamental a desempenhar quando se trata de lembrar de experiências emocionais positivas e negativas.

Estes tipos de experiências são particularmente bem lembradas pelo cérebro, até porque ajuda à sobrevivência da nossa espécie ser capaz de lembrar de momentos em que estávamos em perigo e momentos em que prosperamos.

Para realizar a experiência, os investigadores fizeram uma ressonância magnética aos cérebros de 1.418 participantes saudáveis. Um aumento na atividade cerebral nas partes do cérebro que já são conhecidas por serem importantes foi associado ao armazenamento aprimorado de imagens emocionais. A equipa descobriu uma ativação do cerebelo mais alta.

Os participantes do estudo lembraram-se de imagens positivas e negativas muito melhor do que as neutras, e essa capacidade aprimorada de armazenamento estava associada a momentos em que o cerebelo estava mais ativo.

“O objetivo do presente estudo foi investigar se o cerebelo e as conexões cerebelo-cerebrais estão envolvidos no fenómeno da memória episódica superior para informações visuais emocionalmente excitantes”, lê-se no artigo recentemente publicado na revista PNAS.

Os autores também observaram um maior nível de comunicação entre o cerebelo e o telencéfalo, a maior parte do cérebro. O cerebelo estava a receber informações do córtex cingulado anterior e, ao mesmo tempo, a transmitir informações para a amígdala e para o hipocampo, explica a ScienceAlert.

“Estes resultados indicam que o cerebelo é um componente integral de uma rede responsável pelo melhor armazenamento de informações emocionais”, diz o neurocientista Dominique de Quervain, da Universidade de Basileia, na Suíça.

As descobertas podem ser úteis para mostrar como reparar esses circuitos quando as memórias não são armazenadas corretamente, ou se talvez estejam com demasiada clareza nas nossas mentes.

ZAP //

2 Comments

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Não somos especialistas em movimentos, mas há-os de vários tipos. Os movimentos reflexos, por exemplo, não são motores. E os ditos movimentos motores podem até ser de vários tipos (básicos, globais, finos…) que seguramente alguém mais entendido lhe poderá explicar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.