/

Os 10 parques e áreas naturais protegidas mais populares em Portugal

Vlaimer / Wikimedia

Parque Natural de Sintra-Cascais

Parque Natural de Sintra-Cascais destaca-se nas avaliações realizadas na internet.

Estamos em Maio e, para muita gente, já começou a época de visitar parques naturais ou áreas naturais protegidas.

Nesse contexto, a Musement, plataforma de reserva de actividades no destino, analisou as avaliações realizadas na internet, em Abril, a todas as áreas incluídas na Rede Nacional de Áreas Protegidas de Portugal.

O primeiro lugar pertence ao Parque Natural de Sintra-Cascais, com mais de 36 mil avaliações. São mais de 14 mil hectares com muita vegetação na Serra de Sintra, com a flora dos parques da Pena e de Monserrate, as dunas da praia do Guincho e com o famoso Cabo da Roca. E, claro, inclui o Palácio Nacional de Sintra, o Palacio da Pena e o Castelo de Mouros.

A menos de uma hora de distância está o segundo classificado, o Parque Natural da Arrábida, com mais de 26 mil avaliações. Tem serras calcárias e abruptas falésias e riqueza natural. As praias de Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida também são destinos predilectos para muita gente, tal como o Convento da Arrábida, “que parece saído de um conto de fadas”. Sem esquecer a comida e a bebida: o queijo de Azeitão e o moscatel de Setúbal.

O pódio encerra bem mais a Norte, com as 22 mil avaliações feitas ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Numa região montanhosa mais acidentada, encontramos enorme diversidade botânica, incluindo um dos carvalhos mais importantes de Portugal. A aldeia Pitões das Júnias, com tradições que já não se vêem, é local recomendado.

No top-5 encontramos ainda o Parque Natural da Serra da Estrela (21 mil avaliações), no ponto mais alto de Portugal Continental e que é a maior área protegida do país; e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, também com 21 mil avaliações – e as suas íngremes falésias formadas pela erosão do vento e do mar (Porto Covo e Vila Nova de Milfontes são para ser visitadas).

A completar a lista dos 10 primeiros temos: Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Reserva Natural Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo Antônio, Parque Natural da Serra de São Mamede e Paisagem Protegida Regional da Costa de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.