Parkinson, Cancro e Diabetes Tipo 2 têm uma causa em comum

Torsten Wittmann / Universidade da California

As mitocôndrias geram energia nas células

O papel da proteína Parkin no processo da mitofagia pode ser a chave no tratamento do Parkinson, cancro e diabetes tipo 2.

Há um elemento em comum que causa cancro, Parkinson e diabetes tipo 2: uma enzima. Quando as células estão sob stress, aciona-se uma proteína chamada Parkin que protege a mitocôndria, a parte da célula que gera energia.

Um estudo publicado este ano na Science Advances descobriu uma ligação entre o sensor do stress das células e a Parkin que está também associada à diabetes tipo 2 e ao cancro, o que pode abrir um caminho para tratar estas doenças.



O papel da Parkin é facilitar o processo da mitofagia, ou seja, desobstruir as mitocôndrias que tenham sido danificadas pelo stress celular para que novas as possam substituir. Quando se sofre de Parkinson, a proteína não é capaz de concluir a mitofagia.

Apesar de já se saber há algum tempo que a Parkin detecta o stress das mitocôndrias, ninguém sabia exactamente como este processo começava. A Parkin dirigia-se para as mitocôndrias depois dos danos, mas não se sabia qual era o sinal que a proteína recebia depois de chegar lá.

“As nossas descobertas representam de longe o passo mais inicial na resposta da Parkin que alguém já conseguiu encontrar até agora. Todos os outros eventos bioquímicos acontecem numa hora, nós encontramos algo que acontece em cinco minutos“, explica Reuben Shaw, professor e director do Centro de Cancro do Instituto de Salk e autor do estudo, à Sci Tech Daily.

“Descodificar este passo importante na forma como as células descartam mitocôndrias danificadas tem implicações em várias doenças”, acrescenta o investigador.

O laboratório de Reuben Shaw, conhecido pelos trabalhos sobre metabolismo e cancro, descobriu há 10 anos uma enzima, AMPK, que é altamente sensível a vários tipos de stress celular e que controla a autofagia ao activar uma outra enzima chamada ULK1.

Depois dessa descoberta, Shaw juntou-se à estudante Portia Lombardo para procurar proteínas relacionadas com a autofagia e directamente activadas pela ULK1 e ficaram surpreendidos quando a Parkin surgiu no topo da lista. Os processos bioquímicos envolvem normalmente muitos participantes, no entanto, a mitofagia é iniciada apenas com três, a AMPK, a ULK1 e a Parkin.

O novo estudo começa agora a explicar este primeiro passo importante na activação da proteína, que começa com um sinal da AMPK até à ULK1 e que depois ordena a Parkin para ir verificar a mitocôndria depois dos primeiros danos e removê-la completamente.

A AMPK é activada por uma proteína LKB1 que está associada a vários tipos de cancro e também por um medicamento para a diabetes tipo 2 chamado metformina. Doentes diabéticos que tomam metformina também têm menos risco de desenvolver cancro e este medicamento está também a ser estudado como uma opção para tratar o envelhecimento neurodegenerativo.

“A grande conclusão para mim é que o metabolismo e as mudanças na saúde das mitocôndrias são fundamentais no cancro, na diabetes e nas doenças neurodegenerativas. Isto porque os mecanismos gerais que sustentam a saúde das nossas células estão muito mais integrados do que alguém poderia ter imaginado“, conclui Reuben Shaw.

AP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Empresário chinês condenado a 2 anos de prisão por exportar tecnologia marítima dos EUA para a China

Um empresário chinês foi condenado na quarta-feira a dois anos de prisão após admitir que exportou ilegalmente dos Estados Unidos (EUA) tecnologia marinha de guerra para benefício de uma universidade militar chinesa. Shuren Qin, fundador de …

DGS vai deixar de recomendar utilização universal de máscaras no exterior

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu, esta quinta-feira, que o uso de máscaras no exterior passa a ser facultativo, com exceções de situações que reúnam aglomerados de pessoas em que passa a ser recomendada. "A Orientação …

Rússia quer tornar Rota do Mar do Norte "navegável todo o ano" para competir com canal de Suez

A Rússia investirá 274 mil milhões de rublos (3,1 mil milhões de euros) para tornar a Rota do Mar do Norte, que liga o Oceano Pacífico ao Atlântico através das águas russas do Ártico, navegável …

Sem discursos nem mísseis, Coreia do Norte celebrou a sua fundação de forma "discreta"

A Coreia do Norte realizou, esta quinta-feira, um desfile militar pelo 73.º aniversário da sua fundação, um evento mais discreto em comparação com outras ocasiões. O desfile, realizado na madrugada de quarta para quinta-feira, ocorreu quando …

Talibãs proíbem mulheres de praticar desportos que exponham rosto e corpo

O novo Governo talibã anunciou que vai proibir as afegãs de praticarem modalidades em que possam expor o rosto ou o corpo. "Não acho que as mulheres terão permissão para jogar críquete, porque não é necessário …

Polícia de Hong Kong detém organizadores da vigília de Tiananmen

A polícia de Hong Kong deteve na quarta-feira quatro membros de um grupo pró-democracia que organiza o comício anual de 04 de junho, em homenagem àqueles que morreram durante a repressão na Praça Tiananmen, em …

Catarina Martins: "Governo não tem tido muita pressa em fechar dossiês" do OE

A coordenadora do Bloco considerou, esta quinta-feira, que o Governo "não tem tido muita pressa em fechar dossiês" nas negociações para o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa na sede do Bloco de …

Alargamento do período de luto parental já tem maioria no Parlamento

Além do PAN, partidos como o BE, PCP, PEV e PS também já mostraram a sua intenção de apresentar iniciativas legislativas no sentido de alargar o período de luto parental. No seguimento da petição lançada pela …

Investigadores portugueses descobrem mutações ligadas à infertilidade masculina

Um grupo de investigadores da Universidade do Porto colaborou num estudo que identificou um conjunto de mutações genéticas que comprometem a formação e o desenvolvimento de espermatozoides, causando a infertilidade masculina. Segundo os autores do trabalho, …

Noronha Lopes anuncia que não vai ser candidato à presidência do Benfica

O principal adversário de Luís Filipe Vieira nas últimas eleições do Benfica anunciou, esta quinta-feira, que não vai ser candidato no próximo ato eleitoral. "Tomei a decisão de não me candidatar. Foi uma das decisões mais …