DIAP está a investigar Pardal Henriques por suspeitas de burla

António Pedro Santos / Lusa

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques (em primeiro plano).

O advogado Pedro Pardal Henriques que representa os motoristas de matérias perigosas está mesmo a ser investigado pelo Ministério Público, após uma queixa por burla. Há cerca de uma semana, ele tinha negado a existência de qualquer inquérito.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao Público que Pardal Henriques está a ser alvo de um inquérito do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), após uma queixa-crime por burla que foi apresentada por um empresário francês.

Este empresário alega que o advogado lhe ficou a dever mais de 85 mil euros, dinheiro que lhe terá cedido para comprar, no seu nome, uma propriedade no centro de Portugal.

Estes dados já tinham sido avançados na semana passada, mas Pardal Henriques tinha garantido que estava tudo esclarecido e que “não existe queixa nem nunca existiu burla”. O advogado também anunciou que tinha processado o Diário de Notícias que começou por avançar a notícia de que está a ser investigado.

Pardal Henriques reforça a ideia de que essa “hipotética burla não existe” e “nunca aconteceu”, conforme declarações divulgadas pela Rádio Renascença.

“A única coisa que eu tenho dessa hipotética burla – que não existe, que nunca aconteceu – é um ‘email’ do DIAP a dizer que contra mim não corria absolutamente nada naquela data em que já tinha sido anunciada, em Abril”, bem como “um ‘email’ meu a questionar e um ‘email’ posterior do DIAP a dizer que não existia nada”, acrescenta o advogado.

Pardal Henriques diz também que aguarda “com tranquilidade” e que está “perfeitamente descansado”, questionando o timing de divulgação da informação.

“Justamente hoje nós nos revoltámos contra uma estrutura tão poderosa e volto a dizer quem se mete com o PS leva“, destaca.

Pardal Henriques está também a ser investigado pela Ordem dos Advogados, igualmente após uma queixa de burla.

O advogado que se tem destacado na greve dos motoristas é apontado como potencial candidato do Partido Democrático Republicano (PDR), de Marinho e Pinto, às próximas eleições legislativas.

No seu currículo, Pardal Henriques tem um percurso ligado a diversas actividades económicas como empresário, tendo passado por empresas de trabalho temporário, consultoria de gestão e saúde. Em 2011, “foi sentenciado por insolvência culposa“, como aponta o Público, no âmbito de uma destas empresas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Num estado e por um governo que se duz democrático isto é uma vergonha.
    Como não vão lá de outra forma, abre-se uma investigação e desacreduta-se a pessoa.
    Alguém acredita que este timing é um acaso?
    Digo – o independentemente de estar ou não de acordo com o que se passa.
    Isto é típico de uma política de ditadura.

  2. Força JUSTIÇA !
    Não vai ser necessário investigar muito para descobrir a porcaria que esse pardalito tem andado a fazer.
    Já correm processos na justiça.

  3. Diario de Notícias jornais ligados à ação de Sócrates… e ao PS… está tudo dito… dias piores que aqueles de Sócrates e dos do controlo da PIDE… como dizia Jorge Coelho: quem se mete com o PS paga caro… depois da Ordem dos Enfermeiros, agora são os Sindicatos investigados… agravasse a coação sobre todos aqueles que estão insatisfeitos… isto é pior que o fascismo… é a perseguição da estrema esquerda vermelha cuja história relata mais mortes nos paises onde ela se instaliu que a II Guerra… quem não é por nós é contra nós… corta!!! É o fim deste país que já tem pouco que se aproveita…

  4. Passar nº de nif como cabeça de casal pessoas falecidas á mais de 13 e 14 anos a pedido de criminosos para roubar muitos milhares de euros. Isto acontece em plena luz do dia nas finanças de castelo branco com o apoio dos serviços centrais.

  5. Basta levantar a voz e surgem logo investigações.. Investiguem os políticos eram aos milhares que iam presos.. Total descrédito na política e justiça..
    Urge uma limpeza..

  6. A Ordem dos Advogados não investigam eles! Nem sequer há e-fatura para advogados não vão as pessoas começar agora a exigir fatura dos valores absurdos que estes tipos cobram para dar a volta às leis que eles mesmo fazem. Assim, ganham a dobrar.

RESPONDER

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …