Parceria entre ex-patrão de Sócrates e FC Porto investigada pelo Ministério Público

visitporto / Flickr

Estádio do Dragão

O Ministério Público está a investigar um investimento feito por Joaquim Paulo Lalanda e Castro, ex-líder da farmacêutica Octapharma Portuga, no FC Porto.

O principal arguido no caso da Máfia do Sangue investiu cerca de 2 milhões de euros na compra de uma parte do passe de Walter, avançado brasileiro contratado ao Internacional em 2010.

Em causa está a origem do capital utilizado por Lalanda e Castro nesta operação. Os fundos tiveram origem na Ruby Capital Corporation, uma sociedade offshore que tem Lalanda e Castro como beneficiário e que já é conhecida do Ministério Público desde o caso da Máfia do Sangue, explica o Observador.

Em causa estão suspeitas dos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Como tal, foram realizadas buscas às instalações da SAD do FC Porto e à sede da Convida, empresa pela qual Lalanda e Castro investiu o dinheiro.

O emblema do Dragão manifestou “a sua total disponibilidade para colaborar com a Justiça”. O Ministério Público está também a investigar se a SAD tinha conhecimento da origem do dinheiro.

O investimento de Lalanda e Castro aconteceu antes da FIFA ter proibido a participação de investidores externos aos clubes de futebol na compra de passes de jogadores. Assim, na altura, era perfeitamente legal.

Caso o jogador viesse a ser vendido, o ex-patrão de José Sócrates receberia uma parte do montante. No entanto, o atleta nunca chegou a ser vendido pela SAD portista, tendo sido emprestado sucessivamente até este ano, em que saiu para o Athletico Paranaense.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …