Parasita está a matar todos os peixes de Yellowstone

Supercarwaar / Wikimedia

Rio Yellowstone, nos EUA

Rio Yellowstone, nos EUA

O rio Yellowstone, que abastece de água o parque nacional com o mesmo nome, foi fechado pelas autoridades depois de ter sido afetado pela presença de um parasita mortal que mata os peixes.

BBC relata que biólogos descobriram que os peixes estão a morrer em massa numa parte do rio, devido a um parasita desconhecido que está a afetar as suas profundezas.

No total, os biólogos conseguiram retirar cerca de dois mil peixes mortos, mas estimam que mais de 20 mil estejam a apodrecer nas águas do rio neste momento. ​

A morte em massa dos peixes levou as autoridades do Montana Fish, Wildlife and Parks (FWP) a fecharem 294 quilómetros do rio – não incluindo, no entanto, o território do Parque Nacional de Yellowstone -, para que turistas e pescadores não tenham a possibilidade de chegar ao rio.

Os biólogos acreditam que o problema tornou-se pior devido à temperatura da água, mais morna, e pelos níveis baixos do caudal do rio.

Apesar de o “parasita microscópico” não ter sido identificado no comunicado das autoridades, a imprensa norte-americana afirma tratar-se do myxozoa Tetracapsuloides bryosalmonae, parente das águas-vivas, de acordo com a revista The Atlantic.

O rio Yellowstone, de 1,1 mil quilómetros de comprimento, é a artéria principal que atravessa o território dos estados de Montana e Wyoming, desaguando no rio Missouri. O Yellowstone alimenta o território da maior parte das Montanhas Rochosas no noroeste dos EUA, incluindo o Parque Nacional de Yellowstone, com os seus ecossistemas surpreendentes nos seus lagos e géiseres em ebulição.

Segundo os ecologistas, este problema ainda não atingiu o Parque Nacional de Yellowstone e os seus ecossistemas, mas os cientistas estão a acompanhar atentamente o estado da flora e fauna e as atividades dos pescadores na região.

Os ecologistas estão a testar a água e peixes dos afluentes do Yellowstone e do Missouri para determinar as fronteiras do território contagiado, mas até agora ainda não é claro se o parasita já conseguiu passar para o rio Missouri.

O governador Steve Bullock refere, citado pela Reuters, que o encerramento do rio no período pesqueiro, que pode levar várias semanas ou até meses, vai causar danos significativos para a economia da região, que tem na pesca e em outros formas de turismo fluvial as suas principais fontes de rendimento para os habitantes de Montana.

SN

PARTILHAR

RESPONDER

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …