Paracetamol inibe a dor, mas também as suas emoções

Os comprimidos de paracetamol e outros medicamentos contra a dor que contêm acetaminofeno podem inibir as emoções de prazer, de acordo com uma investigação norte-americana. Estudos anteriores haviam mostrado que essa medicação tinha um efeito similar com as emoções de pavor.

Um estudo publicado este mês na Psychological Science demonstrou que o paracetamol – analgésico que em Portugal é vendido de forma mais popular sob a marca Ben-u-ron – também pode tornar as pessoas insensíveis a emoções positivas e negativas.

Na experiência feita pelos investigadores, 85 pessoas tomaram 1.100 miligramas de Tylenol ou um placebo. Uma hora depois, os investigadores apresentaram-lhes 40 imagens em ordem aleatória. As imagens eram muito agradáveis (por exemplo, crianças a rir com gatinhos num parque), neutras (esparguete em cima de uma mesa) ou muito desagradáveis (uma sanita cheia de excrementos).

Os participantes que tomaram Tylenol estavam 20% menos propensos a classificar as imagens como sendo muito desagradáveis e 10% menos propensos a classificá-las como bastante agradáveis, em comparação com os que tomaram o placebo.

Embora os mecanismos permaneçam incertos, estudos anteriores sugeriram que o Tylenol reduz a dor agindo na ínsula, parte do cérebro que influencia as emoções sociais, entre outras funções.

“Não queremos dar conselhos sobre o uso do paracetamol. Essas diferenças são modestas e foram obtidas num ambiente muito controlado. Recomendamos seguir o conselho do seu médico para o controlo da dor com o Tylenol”, afirmou um dos autores do estudo, Geoffrey R.O. Durso, investigador do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.