Para que servem os pesadelos? A Ciência pode ter encontrado a resposta

Uma nova investigação conduzida por cientistas internacionais concluiu que sentir medo durante os sonhos está associado a melhores respostas a situações ameaçadoras durante a vigília.

Os cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, e da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram cem pessoas e identificaram as áreas do cérebro que eram ativadas quando os participantes sentiam medo durante o sono.

A equipa concluiu que, quando os indivíduos acordavam, as áreas cerebrais identificadas respondiam a situações de stress de forma mais eficaz, pode ler-se na novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Human Brain Mapping.

“Os sonhos podem ser considerados como um treino real para nossas reações futuras e podem prepara-nos para enfrentar os perigos da vida real”, disse um dos principais autores do estudo, Lampros Perogamvros, citado pela BBC.

Durante o procedimento experimental, os cientistas identificara duas regiões do cérebro envolvidas na indução do medo durante o sono: a ínsula e o córtex cingulado. A equipa monitorizou também a amígdala e o córtex pré-frontal, que também controlam emoções.

“Descobrimos que quanto mais uma pessoa sentia medo durante os seus sonhos, menos a ínsula, o córtex cingulado e a amígdala eram ativados quando a mesma pessoa olhava para imagens negativas”, acrescentou a co-autora do estudo Virginie Sterpenich.

Ou seja: os pesadelos podem, na verdade, estar a preparar os humanos para enfrentar situações de perigo na vida real. Na práticas, os sonhos maus podem até ser benéficos, funcionando como uma espécie de regulador emocional.

Os cientistas frisam, contudo, que pesadelos traumáticos ou comoventes que causam insónias ou stress durante o período do sono podem ser contraproducentes. Perogamvros alertou que, se um certo limiar de medo for excedido durante os sonhos, estes perderiam o papel benéfico de regulador emocional.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho frequentemente sonhos extremamente violentos, dignos de qualquer filme de terror para maiores de 90 anos desde que acompanhados pelos avós, costumam arrepiar a quem os conto. Acontece que não acordo com o sonho, e de manhã quando finalmente acordo estou bem disposto e lembro-me do sonho/pesadelo, sem qualquer medo ou sobressalto, se calhar devo ficar preocupado.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …