Para que servem os pesadelos? A Ciência pode ter encontrado a resposta

Uma nova investigação conduzida por cientistas internacionais concluiu que sentir medo durante os sonhos está associado a melhores respostas a situações ameaçadoras durante a vigília.

Os cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, e da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram cem pessoas e identificaram as áreas do cérebro que eram ativadas quando os participantes sentiam medo durante o sono.

A equipa concluiu que, quando os indivíduos acordavam, as áreas cerebrais identificadas respondiam a situações de stress de forma mais eficaz, pode ler-se na novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Human Brain Mapping.

“Os sonhos podem ser considerados como um treino real para nossas reações futuras e podem prepara-nos para enfrentar os perigos da vida real”, disse um dos principais autores do estudo, Lampros Perogamvros, citado pela BBC.

Durante o procedimento experimental, os cientistas identificara duas regiões do cérebro envolvidas na indução do medo durante o sono: a ínsula e o córtex cingulado. A equipa monitorizou também a amígdala e o córtex pré-frontal, que também controlam emoções.

“Descobrimos que quanto mais uma pessoa sentia medo durante os seus sonhos, menos a ínsula, o córtex cingulado e a amígdala eram ativados quando a mesma pessoa olhava para imagens negativas”, acrescentou a co-autora do estudo Virginie Sterpenich.

Ou seja: os pesadelos podem, na verdade, estar a preparar os humanos para enfrentar situações de perigo na vida real. Na práticas, os sonhos maus podem até ser benéficos, funcionando como uma espécie de regulador emocional.

Os cientistas frisam, contudo, que pesadelos traumáticos ou comoventes que causam insónias ou stress durante o período do sono podem ser contraproducentes. Perogamvros alertou que, se um certo limiar de medo for excedido durante os sonhos, estes perderiam o papel benéfico de regulador emocional.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho frequentemente sonhos extremamente violentos, dignos de qualquer filme de terror para maiores de 90 anos desde que acompanhados pelos avós, costumam arrepiar a quem os conto. Acontece que não acordo com o sonho, e de manhã quando finalmente acordo estou bem disposto e lembro-me do sonho/pesadelo, sem qualquer medo ou sobressalto, se calhar devo ficar preocupado.

RESPONDER

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …