/

Para que servem os pesadelos? A Ciência pode ter encontrado a resposta

1

Uma nova investigação conduzida por cientistas internacionais concluiu que sentir medo durante os sonhos está associado a melhores respostas a situações ameaçadoras durante a vigília.

Os cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, e da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram cem pessoas e identificaram as áreas do cérebro que eram ativadas quando os participantes sentiam medo durante o sono.

A equipa concluiu que, quando os indivíduos acordavam, as áreas cerebrais identificadas respondiam a situações de stress de forma mais eficaz, pode ler-se na novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Human Brain Mapping.

“Os sonhos podem ser considerados como um treino real para nossas reações futuras e podem prepara-nos para enfrentar os perigos da vida real”, disse um dos principais autores do estudo, Lampros Perogamvros, citado pela BBC.

Durante o procedimento experimental, os cientistas identificara duas regiões do cérebro envolvidas na indução do medo durante o sono: a ínsula e o córtex cingulado. A equipa monitorizou também a amígdala e o córtex pré-frontal, que também controlam emoções.

“Descobrimos que quanto mais uma pessoa sentia medo durante os seus sonhos, menos a ínsula, o córtex cingulado e a amígdala eram ativados quando a mesma pessoa olhava para imagens negativas”, acrescentou a co-autora do estudo Virginie Sterpenich.

Ou seja: os pesadelos podem, na verdade, estar a preparar os humanos para enfrentar situações de perigo na vida real. Na práticas, os sonhos maus podem até ser benéficos, funcionando como uma espécie de regulador emocional.

Os cientistas frisam, contudo, que pesadelos traumáticos ou comoventes que causam insónias ou stress durante o período do sono podem ser contraproducentes. Perogamvros alertou que, se um certo limiar de medo for excedido durante os sonhos, estes perderiam o papel benéfico de regulador emocional.

ZAP //

1 Comment

  1. Tenho frequentemente sonhos extremamente violentos, dignos de qualquer filme de terror para maiores de 90 anos desde que acompanhados pelos avós, costumam arrepiar a quem os conto. Acontece que não acordo com o sonho, e de manhã quando finalmente acordo estou bem disposto e lembro-me do sonho/pesadelo, sem qualquer medo ou sobressalto, se calhar devo ficar preocupado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.