Para que servem os pesadelos? A Ciência pode ter encontrado a resposta

Uma nova investigação conduzida por cientistas internacionais concluiu que sentir medo durante os sonhos está associado a melhores respostas a situações ameaçadoras durante a vigília.

Os cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, e da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram cem pessoas e identificaram as áreas do cérebro que eram ativadas quando os participantes sentiam medo durante o sono.

A equipa concluiu que, quando os indivíduos acordavam, as áreas cerebrais identificadas respondiam a situações de stress de forma mais eficaz, pode ler-se na novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Human Brain Mapping.

“Os sonhos podem ser considerados como um treino real para nossas reações futuras e podem prepara-nos para enfrentar os perigos da vida real”, disse um dos principais autores do estudo, Lampros Perogamvros, citado pela BBC.

Durante o procedimento experimental, os cientistas identificara duas regiões do cérebro envolvidas na indução do medo durante o sono: a ínsula e o córtex cingulado. A equipa monitorizou também a amígdala e o córtex pré-frontal, que também controlam emoções.

“Descobrimos que quanto mais uma pessoa sentia medo durante os seus sonhos, menos a ínsula, o córtex cingulado e a amígdala eram ativados quando a mesma pessoa olhava para imagens negativas”, acrescentou a co-autora do estudo Virginie Sterpenich.

Ou seja: os pesadelos podem, na verdade, estar a preparar os humanos para enfrentar situações de perigo na vida real. Na práticas, os sonhos maus podem até ser benéficos, funcionando como uma espécie de regulador emocional.

Os cientistas frisam, contudo, que pesadelos traumáticos ou comoventes que causam insónias ou stress durante o período do sono podem ser contraproducentes. Perogamvros alertou que, se um certo limiar de medo for excedido durante os sonhos, estes perderiam o papel benéfico de regulador emocional.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho frequentemente sonhos extremamente violentos, dignos de qualquer filme de terror para maiores de 90 anos desde que acompanhados pelos avós, costumam arrepiar a quem os conto. Acontece que não acordo com o sonho, e de manhã quando finalmente acordo estou bem disposto e lembro-me do sonho/pesadelo, sem qualquer medo ou sobressalto, se calhar devo ficar preocupado.

RESPONDER

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …