Para que servem os pesadelos? A Ciência pode ter encontrado a resposta

Uma nova investigação conduzida por cientistas internacionais concluiu que sentir medo durante os sonhos está associado a melhores respostas a situações ameaçadoras durante a vigília.

Os cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, e da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, analisaram cem pessoas e identificaram as áreas do cérebro que eram ativadas quando os participantes sentiam medo durante o sono.

A equipa concluiu que, quando os indivíduos acordavam, as áreas cerebrais identificadas respondiam a situações de stress de forma mais eficaz, pode ler-se na novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Human Brain Mapping.

“Os sonhos podem ser considerados como um treino real para nossas reações futuras e podem prepara-nos para enfrentar os perigos da vida real”, disse um dos principais autores do estudo, Lampros Perogamvros, citado pela BBC.

Durante o procedimento experimental, os cientistas identificara duas regiões do cérebro envolvidas na indução do medo durante o sono: a ínsula e o córtex cingulado. A equipa monitorizou também a amígdala e o córtex pré-frontal, que também controlam emoções.

“Descobrimos que quanto mais uma pessoa sentia medo durante os seus sonhos, menos a ínsula, o córtex cingulado e a amígdala eram ativados quando a mesma pessoa olhava para imagens negativas”, acrescentou a co-autora do estudo Virginie Sterpenich.

Ou seja: os pesadelos podem, na verdade, estar a preparar os humanos para enfrentar situações de perigo na vida real. Na práticas, os sonhos maus podem até ser benéficos, funcionando como uma espécie de regulador emocional.

Os cientistas frisam, contudo, que pesadelos traumáticos ou comoventes que causam insónias ou stress durante o período do sono podem ser contraproducentes. Perogamvros alertou que, se um certo limiar de medo for excedido durante os sonhos, estes perderiam o papel benéfico de regulador emocional.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho frequentemente sonhos extremamente violentos, dignos de qualquer filme de terror para maiores de 90 anos desde que acompanhados pelos avós, costumam arrepiar a quem os conto. Acontece que não acordo com o sonho, e de manhã quando finalmente acordo estou bem disposto e lembro-me do sonho/pesadelo, sem qualquer medo ou sobressalto, se calhar devo ficar preocupado.

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …