/

Para chegar a todas as crianças, o trenó do Pai Natal precisaria do motor de um Saturn V da NASA

ZAP // Pixabay / NASA

A fim de produzir um elevador suficiente para voar durante a viagem do Pai Natal, o trenó teria de se mover a cerca de 10 vezes a velocidade do som.

Por muito que o trenó do Pai Natal seja dotado de uma magia natalícia, o veículo precisa mais do que a sua rena para voar. Um novo estudo publicado na revista Physics Special Topics da Universidade de Leicester afirma que o trenó do Pai Natal poderia voar mais rapidamente — com uma velocidade semelhante à do foguetão Saturn V da NASA.

Os estudantes de física por detrás do estudo foram inspirados pela cena do “Elfo” de 2003, em que o Pai Natal aproveita um motor a jato para alimentar o seu trenó. Os estudantes criaram um modelo simples que abordasse exatamente o que impediria um trenó de voar em tais circunstâncias.

Os seus cálculos tiveram em conta a massa do trenó e a sua carga de presentes — mas deixaram de fora a massa de renas e do Pai Natal, que os autores disseram ser “insignificante“.

Assumiu-se que o Pai Natal utiliza um trenó naval britânico do século XIX, pesando cerca de 1400 libras, modificado com asas presas de cada lado a partir de um Boeing 747. O peso do trenó precisa de ser equilibrado pelo elevador — quando o ar flui sobre uma asa a uma pressão inferior à do ar que flui por baixo dela.

A fim de produzir um elevador suficiente para voar durante a viagem do Pai Natal, o trenó teria de se mover a cerca de 10 vezes a velocidade do som.

Na realidade, o trenó do Pai Natal precisaria de ter um par de asas semelhante às de um avião comercial. Precisaria também de um motor com um impulso equivalente ao produzido pelo foguete Saturn V da NASA, que foi utilizado para as missões Apollo nas décadas de 1960 e 1970, argumentaram os aspirantes a físicos.

“Concluímos que o motor a jato do Pai Natal deve ser extremamente potente e como resultado ele e os elfos devem ter acesso a tecnologias avançadas”, disse Ryan Rowe, um dos autores estudantes do jornal. “O Pai Natal deve ter tido acesso a um novo tipo de tecnologia de motor a jato capaz de substituir os efeitos do espírito natalício”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.