Papa recusa audiência com Dalai Lama para evitar tensões com a China

Jan Michael Ihl / Flickr

-

O papa Francisco recusou um encontro com o Dalai Lama devido à “situação delicada” com a China, de acordo com o Vaticano.

O líder tibetano, que se encontra em Roma, tinha pedido uma audiência com o pontífice.

Um porta-voz do Vaticano disse que, apesar de ter “muita consideração” pelo Dalai Lama, o pedido tinha sido negado “por razões óbvias”.

Correspondentes da BBC dizem que o Vaticano não quer pôr em risco os esforços para melhorar as relações da Igreja Católica com a China.

O país asiático diz que o Dalai Lama é um “separatista” e reage com irritação quando personalidades internacionais importantes se encontram com ele.

O Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959, depois de soldados chineses reprimirem uma tentativa de insurreição no Tibete.

O líder espiritual defende agora um “caminho do meio” com a China, procurando autonomia para o Tibete, mas não a independência.

Visto recusado

O líder budista recebeu o prémio Nobel da Paz em 1989 e está em Roma para um encontro de vencedores do prémio.

O encontro aconteceria na África do Sul, mas foi mudado para Roma depois do país ter-se recusado a conceder um visto ao Dalai Lama.

“O papa Franciso obviamente tem muita consideração pelo Dalai Lama, mas não se encontrará com nenhum dos vencedores do prémio Nobel”, disse um porta-voz do Vaticano, que afirmou ainda que o papa enviará uma mensagem em vídeo para o encontro. O Dalai Lama disse à imprensa italiana que pediu uma audiência junto ao Vaticano, mas lhe foi dito que um encontro “criaria desconforto“.

Os analistas dizem que o Vaticano e a China divergem sobre o controlo da Igreja Católica no país. O Partido Comunista chinês supervisiona uma comunidade oficial de católicos, conhecida como Associação Patriótica, que teria cerca de 12 milhões de pessoas, mas há uma igreja clandestina muito maior, que acredita-se ser leal ao papa.

Um dos principais pontos de disputa entre a China e o Vaticano é qual dos dois lados deve ter a palavra final na escolha de bispos.

Um funcionário do Vaticano disse que a decisão do papa “não foi tomada por medo, mas para evitar mais sofrimento para os que já sofreram”.

A última vez que o Dalai Lama teve uma audiência com um pontífice da Igreja Católica foi em 2006, quando encontrou o papa emérito Bento XVI.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …