Papa recusa audiência com Dalai Lama para evitar tensões com a China

Jan Michael Ihl / Flickr

-

O papa Francisco recusou um encontro com o Dalai Lama devido à “situação delicada” com a China, de acordo com o Vaticano.

O líder tibetano, que se encontra em Roma, tinha pedido uma audiência com o pontífice.

Um porta-voz do Vaticano disse que, apesar de ter “muita consideração” pelo Dalai Lama, o pedido tinha sido negado “por razões óbvias”.

Correspondentes da BBC dizem que o Vaticano não quer pôr em risco os esforços para melhorar as relações da Igreja Católica com a China.

O país asiático diz que o Dalai Lama é um “separatista” e reage com irritação quando personalidades internacionais importantes se encontram com ele.

O Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959, depois de soldados chineses reprimirem uma tentativa de insurreição no Tibete.

O líder espiritual defende agora um “caminho do meio” com a China, procurando autonomia para o Tibete, mas não a independência.

Visto recusado

O líder budista recebeu o prémio Nobel da Paz em 1989 e está em Roma para um encontro de vencedores do prémio.

O encontro aconteceria na África do Sul, mas foi mudado para Roma depois do país ter-se recusado a conceder um visto ao Dalai Lama.

“O papa Franciso obviamente tem muita consideração pelo Dalai Lama, mas não se encontrará com nenhum dos vencedores do prémio Nobel”, disse um porta-voz do Vaticano, que afirmou ainda que o papa enviará uma mensagem em vídeo para o encontro. O Dalai Lama disse à imprensa italiana que pediu uma audiência junto ao Vaticano, mas lhe foi dito que um encontro “criaria desconforto“.

Os analistas dizem que o Vaticano e a China divergem sobre o controlo da Igreja Católica no país. O Partido Comunista chinês supervisiona uma comunidade oficial de católicos, conhecida como Associação Patriótica, que teria cerca de 12 milhões de pessoas, mas há uma igreja clandestina muito maior, que acredita-se ser leal ao papa.

Um dos principais pontos de disputa entre a China e o Vaticano é qual dos dois lados deve ter a palavra final na escolha de bispos.

Um funcionário do Vaticano disse que a decisão do papa “não foi tomada por medo, mas para evitar mais sofrimento para os que já sofreram”.

A última vez que o Dalai Lama teve uma audiência com um pontífice da Igreja Católica foi em 2006, quando encontrou o papa emérito Bento XVI.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …