Papa celebrará missas de Natal e de Ano Novo sem público

@franciscus / Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

As liturgias de Natal e de Ano Novo do Papa Francisco vão ser celebradas sem a presença de fiéis devido à pandemia Covid-19, tal como aconteceu na Páscoa, segundo a Agência Católica de Notícias (CNA).

Segundo uma carta enviada pela Secretaria de Estado às embaixadas acreditadas junto do Vaticano, a que a CNA teve acesso, o Papa Francisco celebrará as missas do Natal “de forma privada”, sem os “membros do corpo diplomático”, divulgou esta terça-feira a agência Lusa. Os diplomatas geralmente participam nas missas como convidados especiais.

A carta, enviada a 22 de outubro, indica que as liturgias serão transmitidas ‘online’. Também na Páscoa, devido às medidas pandémicas, a missa de Papa Francisco foi realizada sem público. Pela primeira vez, não houve a benção ‘urbi et orbi’ do Papa da varanda da Basílica de S. Pedro e na sua missa Francisco dirigiu-se sozinho aos fiéis.

Durante o Advento e a Páscoa, a programação do Papa de liturgias públicas e missas costuma estar particularmente cheia, com milhares de participantes.

Nos últimos anos, o Papa tem celebrado uma missa a 12 de dezembro para a festa de Nossa Senhora de Guadalupe e uma cerimónia e oração a 08 de dezembro na praça de Espanha de Roma para a festa da Imaculada Conceição.

De acordo com a programação de eventos papais públicos para 2020 publicada no site do Vaticano, em vez de uma missa a 08 de dezembro, o Papa conduzirá o ‘Angelus’ na Praça de São Pedro para marcar o dia.

Durante a época do Natal, o Papa costuma celebrar a Missa do Galo na Basílica de São Pedro na noite de 24 de dezembro, e no dia de Natal concede a bênção ‘Urbi et Orbi’.

Vatican Media / EPA

Papa Francisco dirigindo-se aos fiéis na Praça de S. Pedro, no Vaticano, antes da pandemia

Nos últimos anos, também rezou no dia 31 de dezembro, e celebrou missa no dia 1º de janeiro para a solenidade de Maria Mãe de Deus, ambas na Basílica de São Pedro. Esses eventos não estão agendados na agenda pública do Papa Francisco para 2020, exceto a bênção do dia de Natal ‘Urbi et Orbi’.

O Papa ainda deve fazer todos os seus discursos típicos do ‘Angelus’ e realizar a audiência geral todas as quartas-feiras, exceto no Natal.

A Itália tem registado um aumento de casos, bem como um aumento de hospitalizações e mortes, nas últimas semanas, levando o Governo a emitir novas medidas de contenção, incluindo o encerramento total de teatros e de bares e restaurantes a partir das 18:00.

Festas e receções também estão suspensas, foi definido o recolher obrigatório em algumas zonas e desde o início de outubro que é obrigatório usar máscaras, inclusive na rua.

Milhares de pessoas saíram às ruas nos últimos dias para protestar contra essas medidas, e eclodiram confrontos entre manifestantes e agentes da autoridade principalmente em Nápoles e Roma.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Itália já morreram mais 37 mil pessoas.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …