Papa celebrará missas de Natal e de Ano Novo sem público

@franciscus / Instagram

A primeira foto do Papa Francisco no Instagram

As liturgias de Natal e de Ano Novo do Papa Francisco vão ser celebradas sem a presença de fiéis devido à pandemia Covid-19, tal como aconteceu na Páscoa, segundo a Agência Católica de Notícias (CNA).

Segundo uma carta enviada pela Secretaria de Estado às embaixadas acreditadas junto do Vaticano, a que a CNA teve acesso, o Papa Francisco celebrará as missas do Natal “de forma privada”, sem os “membros do corpo diplomático”, divulgou esta terça-feira a agência Lusa. Os diplomatas geralmente participam nas missas como convidados especiais.

A carta, enviada a 22 de outubro, indica que as liturgias serão transmitidas ‘online’. Também na Páscoa, devido às medidas pandémicas, a missa de Papa Francisco foi realizada sem público. Pela primeira vez, não houve a benção ‘urbi et orbi’ do Papa da varanda da Basílica de S. Pedro e na sua missa Francisco dirigiu-se sozinho aos fiéis.

Durante o Advento e a Páscoa, a programação do Papa de liturgias públicas e missas costuma estar particularmente cheia, com milhares de participantes.

Nos últimos anos, o Papa tem celebrado uma missa a 12 de dezembro para a festa de Nossa Senhora de Guadalupe e uma cerimónia e oração a 08 de dezembro na praça de Espanha de Roma para a festa da Imaculada Conceição.

De acordo com a programação de eventos papais públicos para 2020 publicada no site do Vaticano, em vez de uma missa a 08 de dezembro, o Papa conduzirá o ‘Angelus’ na Praça de São Pedro para marcar o dia.

Durante a época do Natal, o Papa costuma celebrar a Missa do Galo na Basílica de São Pedro na noite de 24 de dezembro, e no dia de Natal concede a bênção ‘Urbi et Orbi’.

Vatican Media / EPA

Papa Francisco dirigindo-se aos fiéis na Praça de S. Pedro, no Vaticano, antes da pandemia

Nos últimos anos, também rezou no dia 31 de dezembro, e celebrou missa no dia 1º de janeiro para a solenidade de Maria Mãe de Deus, ambas na Basílica de São Pedro. Esses eventos não estão agendados na agenda pública do Papa Francisco para 2020, exceto a bênção do dia de Natal ‘Urbi et Orbi’.

O Papa ainda deve fazer todos os seus discursos típicos do ‘Angelus’ e realizar a audiência geral todas as quartas-feiras, exceto no Natal.

A Itália tem registado um aumento de casos, bem como um aumento de hospitalizações e mortes, nas últimas semanas, levando o Governo a emitir novas medidas de contenção, incluindo o encerramento total de teatros e de bares e restaurantes a partir das 18:00.

Festas e receções também estão suspensas, foi definido o recolher obrigatório em algumas zonas e desde o início de outubro que é obrigatório usar máscaras, inclusive na rua.

Milhares de pessoas saíram às ruas nos últimos dias para protestar contra essas medidas, e eclodiram confrontos entre manifestantes e agentes da autoridade principalmente em Nápoles e Roma.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Itália já morreram mais 37 mil pessoas.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …