Papa sugere rendição e irrita Ucrânia: “ninguém negociou com Hitler”

7

Francisco apelou à “coragem de levantar a bandeira branca e negociar” para pôr fim à guerra. A Ucrânia não gostou e lembrou: “A nossa bandeira é amarela e azul. Nunca levantaremos outras bandeiras”.

Depois de Francisco ter defendido conversações entre ucranianos e russos, a embaixada da Ucrânia junto do Vaticano respondeu este domingo ao Papa que durante a Segunda Guerra Mundial “ninguém falou de negociações de paz com Hitler”.

“É muito importante ser coerente! Quando falamos da Terceira Guerra Mundial, que estamos a viver, temos de aprender as lições da Segunda Guerra Mundial”, escreveu a representação diplomática nas redes sociais, segundo a agência espanhola EFE.

“Nessa altura, alguém falou seriamente de negociações de paz com Hitler e da bandeira branca para o satisfazer? Então, a lição é só uma: se queremos acabar com a guerra, temos de fazer tudo o que pudermos para matar o Dragão!”, acrescentou.

O Papa Francisco apelou à “coragem de levantar a bandeira branca e negociar” para pôr fim à guerra na Ucrânia “antes que as coisas piorem”, numa entrevista à televisão suíça divulgada no sábado.

“Quando vemos que estamos derrotados, que as coisas não estão a correr bem, temos de ter a coragem de negociar. Temos vergonha, mas com quantos mortos é que isso vai acabar?”, questionou o Papa.

“Negoceiem a tempo, encontrem alguns países para mediar. Na guerra da Ucrânia, há muitos. A Turquia ofereceu-se. E outros. Que não tenham vergonha de negociar antes que a situação se agrave”, acrescentou na entrevista à Radiotelevisão Suíça.

Após a divulgação da entrevista, a Santa Sé esclareceu que o Papa não estava a falar de rendição, mas sim de negociação.

A Ucrânia respondeu duramente ao Papa Francisco, prometendo nunca se render à Rússia.

“A nossa bandeira é amarela e azul. Esta é a bandeira pela qual vivemos, morremos e triunfamos. Nunca levantaremos outras bandeiras“, declarou o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, no X.

“Quando se trata da bandeira branca, conhecemos a estratégia do Vaticano na primeira parte do século XX. Apelo para que evitemos repetir os erros do passado e apoiemos a Ucrânia e o seu povo na sua luta pela vida”, acrescentou.

Polónia pede ajuda a Francisco

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco sugeriu esta segunda-feira ao Papa que encoraje Moscovo a retirar as suas tropas da Ucrânia, em resposta ao apelo anterior de Francisco.

“Que tal, para equilibrar, encorajar [o Presidente russo Vladimir] Putin a ter a coragem de retirar o seu exército da Ucrânia? A paz viria imediatamente, sem a necessidade de negociações”, escreveu Radoslaw Sikorski numa mensagem na rede social X, acompanhada de um vídeo com as declarações do Papa, juntando-se a outras vozes críticas da proposta de Francisco.

A Turquia ofereceu-se no sábado para acolher uma cimeira de paz entre Kiev e Moscovo durante uma visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, a Istambul. “Qualquer proposta de resolução desta guerra deve partir da fórmula proposta pelo país que defende o seu território e o seu povo”, respondeu Zelenskyy à oferta do homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. “Queremos uma paz justa”, acrescentou.

A Ucrânia exige a retirada das tropas russas do seu território, incluindo a Crimeia, anexada em 2014, como pré-condição para negociações com Moscovo. Moscovo respondeu à exigência ucraniana afirmando que Kiev tem de se conformar com a nova realidade.

Além da Crimeia, a Rússia anexou as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia depois de ter invadido a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, desencadeando a guerra em curso.

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. A igreja sempre esteve ao lado dos fascistas e dos nazis não é de admirar estar ao lado do fascista do Putin, admira é os comunistas também estarem, será efeito das lavagens cerebrais ou é mesmo falta de neurónios.

    4
    1
  2. Já há confusão mental , no cérebro de Sua Santidade . Já confunde agressor e agredido ; mais uns tempos e ainda risca de confundir Deus e Satanás ! . Se este “convite” se dirigi-se ao Ditador Putin ainda teria algum sentido !

  3. Estas idiotices de quem não consegue estar calado. A nossa casa não se entrega. Quem entra sem ser convidado é assaltante e deve por isso ser julgado.
    Que vergonha esta Europa de “libelinhas”. Só gravatas e gravatinhas. Que vergonha…
    Neste caso, penso que a única solução chegará quando o resto do mundo ganhar decência e enfrentar a coisa como deve de ser. Aniquilar o governo Russo.

    2
    1
  4. Papa sem noção, melhor ficar quieto. Lembro que disse para o Trump: “Um bom cristão constrói pontes e não muros”. O coitado nunca olhou pela janela de seus aposentos no Vaticano, pelo visto tudo aquilo foi construido por maus cristãos. Cidade toda murada.

    1
    0

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.