“Pão de forma” sem condutor vai ser testada numa cidade com um milhão de habitantes

1

Se for ou estiver em Austin, tenha cuidado ao atravessar as passadeiras: a Volkswagen está a testar o seu primeiro veículo de condução autónoma.

O Grupo Volkswagen (VW) escolheu Austin, uma cidade no Texas (EUA), para fazer os primeiros testes de condução autónoma do do ID. Buzz, no continente americano.

O ID. Buzz é é o primeiro Volkswagen com condução autónoma. Tem um motor elétrico de 201cv, 150KW, que promete uma autonomia de 400 quilómetros

De acordo com a Ars Technica, a Volkswagen tem vindo a testar vans elétricas ‘driverless’, nas ruas de Hamburgo, há vários anos, apesar dos resultados não terem sido convincentes para a empresa, até então.

Em 2019, o Grupo VW investiu mais de dois mil milhões de euros na Argo AI, uma startup de veículos autónomos, apoiada pela Ford.

Mas o projeto terá caído no esquecimento e, em outubro do ano passado, a VW e a Ford decidiram cancelar a parceria com a Argo.

Na altura, a Volkswagen disse que estava a consolidar a sua pesquisa de condução autónoma, incluindo programas com a Bosch na Europa e a Horizon Robotics na China.

Os testes de condução autónoma chegam agora à América, depois de, em maio de 2021, a Volkswagen ter arrancado com este projeto na Alemanha – na altura, ainda em colaboração com a Argo.

Conta a Ars Technica que os ID. Buzz terão, no entanto, a supervisão de um humano, “por enquanto”.

“Selecionamos Austin, porque a cidade tem um histórico de abraçar a inovação e oferece um clima propício para o teste de veículos autónomos. Estamos comprometidos em continuar um diálogo aberto e colaborativo com a cidade e as diversas partes interessadas”, disse Katrin Lohmann, presidente da VW ADMT.

 

O objetivo da empresa passa agora por refinar e expandir este tipo de tecnologia, e, posteriormente, alargar o “diversificado portfólio de mobilidade do Grupo Volkswagen”.

“Expandir o nosso programa de veículos autónomos para a região da América do Norte é o próximo passo no nosso roteiro estratégico global e o resultado de um investimento colaborativo de longo prazo”, disse Christian Senger, membro do conselho da VW.

“Avançar para esta próxima fase vai ajudar-nos a testar, validar e refinar a tecnologia; aproximar-nos do estabelecimento de ofertas de transporte comercialmente disponíveis; e, eventualmente, aumentar o diversificado portfólio de mobilidade do Grupo Volkswagen”, disse Senger.

De acordo com a Ars Technica, para já, a Volkswagen vai pôr dez ID. Buzz a circular em Austin, mas revelou também a intenção de alargar o projeto piloto – ao longo de três anos – a mais quatro cidades norte-americanas.

A empresa prevê que as vans 100% elétricas sejam lançadas oficialmente em 2025.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.