Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê.

De acordo com o Washington Post, pelo menos dez panteras da Flórida (Puma concolor coryi) estão a ter problemas ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Dois animais morreram recentemente por outras razões, mas os cientistas confirmaram que ambos também estavam a sofrer deste problema.

A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC), nos Estados Unidos, está a monitorizar o estado destes animais e a testar várias possibilidades, como doenças infecciosas, deficiências nutricionais e exposição a metais pesados.

Os cientistas recolheram amostras de tecido dos dois animais falecidos, para tentar entender o que poderia ter causado danos no sistema nervoso. Nenhum deu resultado positivo para várias doenças infecciosas como é o caso da leucemia felina, uma doença que já matou estes animais anteriormente.

A pantera da Flórida é uma espécie em vias de extinção. Atualmente, a FWC estima que existam entre 120 e 230 panteras adultas a viver no sul da Flórida.

Para além das doenças infecciosas, os investigadores também estão a tentar perceber se a causa para este problema pode estar relacionada com toxinas como, por exemplo, raticidas (brometalina) e algas tóxicas.

No início do verão, estas algas mataram pelo menos três cães que estavam a brincar num lago no estado da Carolina do Norte e levaram também à morte de muitos animais marinhos na Costa do Golfo dos EUA.

“Várias doenças e possíveis causas já foram descartadas. Porém, ainda não foi determinada uma causa definitiva. Estamos a trabalhar com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA e uma ampla gama de especialistas de todo o mundo para determinar o que está a causar este problema”, explicou num comunicado Gil McRae, diretor do Instituto de Pesquisa de Peixes e Vida Selvagem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …