“Pode ser em 2030, 2035, 2040”. Pandemia atrasa conclusão da Sagrada Família

A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, ​​Espanha, encerrada desde outubro de 2020, reabrirá a partir de 29 de maio, durante as manhãs aos fins de semana, medida que poderá ajudar a recuperar o setor do turismo no segundo país mais visitado do mundo antes da pandemia.

Segundo avançou esta terça-feira a agência Reuters, a basílica, considerada Património Mundial da UNESCO, foi duramente atingida pelo colapso das viagens internacionais. A queda das receitas – principal fonte de financiamento para a conclusão do edifício – obrigou à interrupção das obras durante nove meses.

“Tínhamos previsão de terminar a obra em 2026. Infelizmente, não será possível”, disse o diretor-geral da Sagrada Família, Xavier Martinez. “Pode ser em 2030, 2035, 2040. Eu estaria a mentir se precisasse uma data”, afirmou, acrescentando que levará tempo para recuperar os níveis de receita pré-pandémica para que a construção recupere o ritmo.

O responsável disse estar certo de que a construção, com 18 torres, ficará concluída durante a sua geração e está otimista com o aumento do turismo no segundo semestre deste ano.

O conselho responsável pela Sagrada Família, que este ano utilizou 6 milhões de euros para avançar com as obras, gastou 60 milhões de euros em construção em 2019, numa altura em que 4,5 milhões de pessoas de 120 países visitaram a basílica, com os visitantes estrangeiros a representar mais de 90%.

O conselho, que tinha inicialmente definido metas semelhantes para 2020, viu o número de visitantes diminuir para cerca de 600.000 devido à pandemia.

Depois de concluída, a Sagrada Família terá três fachadas e será coroada por uma torre de 172,5 metros dedicada a Jesus Cristo, tornando-se o edifício mais alto de Barcelona.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …