Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

César Greco / Palmeiras

Abel Ferreira é treinador do Palmeiras.

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos.

O médio Raphael Veiga, em grande destaque do lado do Palmeiras, fez o primeiro golo do jogo, logo aos dois minutos, mas o Flamengo reagiu e deu a volta ao marcador ainda no primeiro tempo, graças a Gabriel Barbosa (23) e Giorgian De Arrascaeta (45+4).

Abel Ferreira viu o cartão vermelho, aos 38 minutos, depois de contestar com veemência contra a equipa de arbitragem, e teve que deixar o banco do Palmeiras que, mesmo assim, alcançou a igualdade aos 74, num penálti executado com sucesso por Raphael Veiga, que assim bisou no encontro.

Face à igualdade no marcador no final dos 90 minutos, a decisão foi para a marca dos onze metros e, depois de nove remates para cada lado, coube a Rodrigo Caio apontar a grande penalidade que deu a vitória ao Mengão.

O Flamengo ganhou esta prova pelo segundo ano consecutivo, tendo vencido o troféu em 2020 com o técnico português Jorge Jesus no comando.

Depois de um interregno de 29 anos, esta foi apenas a quarta edição da Supertaça do Brasil, que tem como vencedores o Grémio (1990), o Corinthians (1991) e o Flamengo (2020 e 2021).

No final do jogo, o treinador luso disse quais foram as declarações que motivaram a sua expulsão ainda antes do intervalo.

“Chamo-me Abel Ferreira, tenho 42 anos e sou responsável pelo que digo, não pelo que escrevem. Fui expulso porque disse ‘duas grandes equipas em campo, na minha opinião, mereciam um árbitro do mesmo nível‘”, contou Abel, citado pelo jornal A Bola.

“Tínhamos as duas melhores equipas do Brasil, uma na Taça e outra no Brasileirão. Queria ver as três melhores, e sou expulso porque foi um cartão amarelo claro e o jogo é de emoções. Quem me expulsou foi o bandeirinha. Porque disse isso. Estas duas equipas mereciam o melhor árbitro da classificação do ano passado. Se este foi o melhor árbitro, pronto, temos de aceitar e seguir. O futebol brasileiro tem grandes árbitros”, disse ainda.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …