Abel Ferreira já ficou sem três jogadores durante a Copa América e poderia ficar sem outros três atletas durante o torneio olímpico de futebol. Mas houve acordo com a federação.
O Palmeiras “livrou-se” de ficar novamente desfalcado, nos próximos tempos. A equipa liderada por Abel Ferreira poderia ceder três jogadores para o torneio olímpico de futebol masculino, onde o Brasil estará, mas chegou a acordo com a Confederação Brasileira de Futebol e só um atleta vai jogar no Japão.
O lateral Gabriel Menino está na lista de convocados para os Jogos Olímpicos mas, depois da lesão de Douglas Augusto, foram Patrick de Paula e Danilo a aparecer como possíveis substitutos. No entanto, o convocado foi Malcom.
Malcom já tinha sido convocado numa primeira lista mas o Zenit São Petersburgo recusou ceder o jovem – os clubes não são obrigados a deixar sair os futebolistas porque o torneio olímpico não está inserido no calendário oficial da FIFA. Agora, na segunda tentativa, o Zenit cedeu.
O selecionador André Jardine ponderou desfalcar mais o Palmeiras, já que o guarda-redes Weverton iria ser um dos três convocados que têm mais de 24 anos de idade, indica o Globoesporte; mas a direção do clube de Abel Ferreira chegou a acordo com a Confederação Brasileira de Futebol e apenas Gabriel Menino foi chamado.
O Palmeiras lembrou que, durante a Copa América, três dos seus futebolistas foram cedidos para o torneio: Weverton, Viña e Gustavo Gómez. E nenhum dos seus jogos foi adiado. O Brasileirão não parou durante a Copa América e também não vai parar durante os Jogos Olímpicos.
Os três brasileiros que têm mais de 24 anos serão Santos, guarda-redes do Atlético Paranaense; Daniel Alves, do São Paulo; e Diego Carlos, do Sevilha. Outros “falhanços” por parte da Confederação Brasileira de Futebol foram dois jovens do Real Madrid: Vinícius Júnior e Rodrygo – o Real não cedeu os atletas.
Richarlison e Douglas Luiz jogaram na Copa América mas também foram convocados para Tóquio.
Futebol, beisebol/softbol e ginástica artística são as três modalidades que arrancam antes do dia da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. O Brasil vai estrear-se daqui a uma semana, no dia 22 de julho, contra a Alemanha.