Paleta de cores de um antigo pintor egípcio sobrevive até hoje

Os antigos egípcios eram criativos a desenhar personagens e a esculpir estátuas, acreditando que a arte ajudaria a alma a identificar o corpo.

A arte egípcia antiga servia propósitos diferentes da arte clássica. Segundo o Ancient Origins, não foi feita para ser contemplada pelos olhos modernos, mas sim para beneficiar os mortos ou seres divinos.

O Metropolitan Museum of Art, nos Estados Unidos, guarda um exemplo particularmente bonito de uma ferramenta de um antigo artista egípcio: uma paleta de cores de um pintor que data de 1390-1352 a.C..

O artefacto foi descoberto no Alto Egito, possivelmente em Tebas, e adquirido por Lord Carnarvon, em 1923.

A palete tem 17,5 centímetros de comprimento, é feita com uma única peça de marfim e inclui seis orifícios ovais para tintas, que os antigos egípcios faziam com os minerais que encontravam no país.

Depois de os moer num almofariz de pedra, misturavam água ao resultado. À mescla, acrescentavam uma goma de madeira ou clara de ovo para criar as cores.

O acessório do artista egípcio tem também uma inscrição, numa das extremidades, que data da época do Faraó Amenhotep III (1401-1353 a.C.). Segundo o portal, está em causa um dos períodos mais vibrantes para a arte e cultura egípcias antigas.

Apesar da idade, a paleta ainda contém pigmentos azuis, verdes, castanhos, amarelos, vermelhos e pretos.

Na altura, as cores serviam mais do que apenas para propósitos estéticos. O azul egípcio, por exemplo, é um dos primeiros pigmentos artificiais que se sabe ter sido usado pelo Homem.

Há cerca de 5.000 anos, os antigos egípcios aqueciam uma mistura de um composto de cálcio – que contém cobre, areia de sílica e refrigerante ou potássio – a cerca de 850-950ºC para criar o precioso pigmento, que foi reservado para as mais requintadas obras de arte.

Na crença egípcia, o azul era considerado a cor dos céus e, portanto, do Universo. Também foi associado à água e ao rio Nilo.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …