Sem surpresas, a Espanha é a líder mundial na contabilidade de bandeiras azuis, com destaque para a Comunidade Valenciana e para a Andaluzia.
“Somos líderes mundiais no turismo. As nossas praias e as nossas costas são conhecidas e valorizadas em todo o mundo, em numerosos locais”.
As palavras são de uma satisfeita Ana Morillo Rodríguez, secretária de Estado do Turismo em Espanha.
Entende-se: pelo 30.º ano consecutivo, a Espanha aparece no topo dos países com mais praias com bandeira azul. 627 neste ano, mais seis do que no ano passado.
A iniciativa internacional engloba 47 países, incluindo Portugal, e coloca a Espanha no topo desde 1994; desta vez à frente de Grécia e Turquia, que completam o pódio.
O domínio global é evidente: 15% das praias com direito a bandeira azul são em Espanha.
As bandeiras azuis espalham-se por praticamente toda a costa de Espanha, como na Galiza (bem perto dos nortenhos portugueses) ou na Andaluzia (bem perto dos algarvios).
Aliás, Andaluzia e Galiza estão no pódio. A Comunidade Valenciana é a região com mais distinções: 153. Segue-se precisamente a Andaluzia, com 148 praias. A Galiza surge em terceiro (125), detalha a RTVE.
Também há praias com bandeira azul nas Canárias, nas Baleares, em Múrcia, Astúrias, Cantábria, Extremadura, País Basco, Melilla, Ceuta e Madrid (algumas fluviais, claro).
Uma praia muito conhecida pelos portugueses – e não só – ficou sem a bandeira azul: Las Canteras, nas Ilhas Canárias.
Portugal, com uma costa muito menor, consegue neste ano 394 praias com bandeira azul. Mas supera a Espanha em termos de “densidade” de bandeiras azuis.