País de Gales 0-3 Inglaterra | Três leões devoram dragão galês

Ronald Wittek / EPA

Inglaterra não teve misericórdia do seu vizinho britânico e despachou o País de Gales para casa, com uma vitória por 3-0.

Não sabemos se avisaram Gareth Bale e companhia de que precisavam de vencer para se apurarem, pois passaram a maior parte do jogo recuados, a defender e sem causar qualquer perigo.

Os “três leões” foram de longe a melhor equipa e, no espaço de um minuto na segunda parte, marcaram dois golos, por Rashford e Foden, com o primeiro a bisar um pouco mais tarde e a garantir o primeiro lugar no Grupo B deste Qatar 2022. Segue-se o Senegal, nos oitavos-de-final.

Primeira parte de sentido único. O País de Gales, último do Grupo B do Mundial 2022, precisava de ganhar e, para não depender de ninguém, por muitos golos. Porém, o que vimos foi uma equipa encolhida, sem capacidade de pressão e encostada à sua grande área, perante uma Inglaterra impositiva, com muito mais bola, remates, qualidade de passe, acções com bola na área contrária.

Em suma, melhor em tudo, só empatada em falta de pontaria e no resultado.

A melhor ocasião aconteceu logo aos dez minutos, quando Rashford, isolado, não conseguiu desfeitear Danny Ward. O passe de rutura, para ocasião flagrantes, pertenceu a Harry Kane. O central galês Chris Mepham era o melhor em campo nesta fase, com um GoalPoint Rating de 5.9, fruto de dois remates e cinco alívios.

Os galeses tentaram, timidamente, soltar-se das amarras após o descanso, mas o que conseguiram mesmo foi dar espaços para Inglaterra desatar a marcar golos. Aos 50 minutos, Marcus Rashford bateu um livre direto e fez o 1-0, e o segundo da partida apareceu no minuto seguinte, com Harry Kane a assistir Phil Foden.

No espaço de um minuto estava dada a estocada final nas aspirações do País de Gales, que tinha o seu destino traçado.

Até final, mais um golo de Rashford, aos 68 minutos, a concluir assistência de Kalvin Phillips com uma execução extraordinária do lado direito da área. Estava decidido o vencedor da partida, de forma clara. O País de Gales vai para casa, Inglaterra terminou no primeiro lugar do Grupo B e vai defrontar o Senegal nos oitavos-de-final, no dia 04 de dezembro.

Melhor em campo

É caso para dizer que o “cavaleiro” Marcus Rashford derrotou o dragão galês – nada de São Jorge. O atacante inglês esteve imparável nesta partida e o seu GoalPoint Rating de 8.3 teria sido bem mais alto não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante logo nos primeiro minutos.

Só que o atacante do Manchester United tinha mais planos para a segunda parte, altura em que marcou dois golos de grande qualidade.

Terminou como o mais rematador do jogo, com seis disparos, quatro enquadrados, bem como com nove passes progressivos recebidos, oito ações com bola na área contrária e três dribles completos em cinco.

Destaques do País de Gales

Ethan Ampadu 6.0

O melhor dos galeses foi o Ampadu. O médio fez dois passes para finalização e somou importantes 11 ações defensivas. Fez o que pôde.

Chris Mepham 5.7

O central acertou 44 de 48 passes e acumulou dez ações defensivas, com destaque para cinco alívios.

Destaques da Inglaterra

Jude Bellingham 6.8

Mais um grande jogo do médio do Dortmund. O jovem Bellingham fez dois passes para finalização e esteve muito bem nas entregas, com acerto em 44 de 49 (90%). Porém, não se limitou a construir, subindo no terreno para somar sete acções com bola na área contrária, e recuperou sete vezes a posse.

Harry Kane 6.5

Começou por lançar Rashford aos dez minutos para uma ocasião flagrante que o atacante do United desperdiçou logo aos dez minutos e depois assistiu Phil Fodem para o 2-0.

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.