Pais de Charlie Gard desistem: “É demasiado tarde”

#CharliesFight / Facebook

Charlie, Connie Yates e Chris Gard

Charlie Gard sofre de uma doença rara e sem cura. Os pais estavam numa batalha legal para conseguirem levar o filho para um tratamento experimental nos EUA, mas anunciaram esta segunda-feira que “acabou-se o tempo” e desistiram.

Desde os dois meses que Charlie Gard, agora quase com um ano, está internado num hospital em Londres, dependente de máquinas de suporte de vida.

Há seis meses que o bebé britânico encontra-se também no centro de uma batalha judicial: o hospital insiste em desligar as máquinas, mas os pais têm lutado pela possibilidade de experimentar um tratamento experimental nos EUA.

A luta judicial chega agora ao fim, com os pais, Connie Yates e Chris Gard, a tomarem a decisão de aceitar a retirada do suporte de vida, depois dos resultados da última ressonância magnética.

Perante o tribunal, o advogado do casal considerou que “o tempo esgotou-se” para o bebé e que os pais tinham tomado a decisão depois de informados por um médico norte americano de que era “demasiado tarde” para um tratamento.

Os piores receios dos pais confirmaram-se“, lamentou o advogado, explicando que Michio Hirano, o professor de neurologia da Universidade de Columbia em Nova Iorque, que voou até Londres com o objetivo de convencer a equipa de médicos a permitir que Charlie fosse para os Estados Unidos para receber um novo tratamento experimental, retirou a proposta.

“Infelizmente a janela da oportunidade já não existe. Os pais tomaram uma decisão muito difícil”, anunciou Grant Armstrong ao juíz Nicholas Francis.

O caso, que tem tido grande repercussão internacional conquistou o apoio tanto do Papa Francisco como de Donald Trump que exigiram que o bebé fosse transportado para os Estados Unidos de modo a ter acesso a novos tratamentos. Com esse propósito foi atribuído ao bebé, na semana passada, o estatuto de residência legal permanente.

Charlie sofre de zap

, uma doença rara que lhe provocou danos cerebrais irreversíveis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.