Estado vai pagar três milhões de euros a membros das mesas de voto

O Estado vai pagar três milhões de euros aos membro das mesas de voto nas eleições legislativas. O valor idêntico começará também a ser pago, com atraso, aos membros das mesas de voto das eleições europeias.

Está previsto que o Estado gaste cerca de três milhões de euros com o pagamento aos membros das mesas de voto nas próximas eleições legislativas de 6 de outubro. Segundo o Correio da Manhã, este será também o valor pago aos que estiveram nas mesas de voto durante as eleições europeias de 26 de maio.

“A Secretaria-Geral da Administração Interna vai proceder, em breve, à transferência da verba: 2.988.267,94 euros”, informou o ministério, que foi questionado pelo atraso no pagamento desta verba.

Segundo a tutela, “o tempo decorrido é o normal em todos os atos eleitorais“, podendo demorar cerca de três meses até os membros das mesas de voto receberem o dinheiro. Isto acontece uma vez que só depois do ato eleitoral é que é possível determinar o número de pessoas que estiveram nas mesas de voto.

A lei prevê o pagamento de 51,77 euros a todos os membros, além de terem dispensa do trabalho no dia seguinte à votação. Pelo valor pago pelo Estado é possível comprovar que estiveram cerca de 57.722 pessoas nas mesas de voto nas últimas eleições europeias.

O valor pago já chegou a ser superior a 70 euros, que fazia de Portugal um dos países que mais bem pagava por este serviço. No entanto, Pedro Passos Coelho viria a baixar o valor para 50 euros, em 2013, durante o seu mandato.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.