Paciente com cancro terminal no Brasil curado com terapia genética pioneira

Um paciente diagnosticado com cancro terminal foi curado e deverá ter alta do hospital este sábado, após se submeter a um tratamento genético inédito, realizado por médicos da Universidade de São Paulo, no Brasil.

Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, Vamberto Castro, de 62 anos, realizou um tratamento com um método desenvolvido no país que usa células alteradas em laboratório para combater um linfoma grave, quando já respondia a tratamentos convencionais no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O paciente foi autorizado para se submeter ao tratamento com as células CAR-T, ainda em fase de pesquisa. Os médicos responsáveis pelo procedimento explicaram que a terapia celular faz com que as células T (tipo de célula do sistema imunológico) do paciente sejam alteradas em laboratório para reconhecer e atacar as células cancerígenas ou tumorais.

Cerca de 20 dias após o início do procedimento, os exames de Vamberto Castro comprovaram que as células cancerígenas desapareceram.

As células CAR-T foram desenvolvidas por investigadores dos Estados Unidos, onde já está autorizada a produção das células modificadas.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Nossa! Eu!
      Você odeia mesmo o Brasil e os brasileiros.
      O preconceito além de irracional cega.
      O Brasil é um pedaço de Portugal que muito bem fez aos lusitanos.
      Reveja seus conceitos.

      • “Você odeia mesmo o Brasil e os brasileiros.”
        Ah?! Como chegaste a essa conclusão?
        Mas agora não se pode dizer nada sobre nada?!
        Isso já é mania da perseguição!…
        Se falo do Brasil, tenho ódio; se falo dos chineses, etc, sou xenófobo; se falo dos africanos, sou racista; se falo do Trump sou comunista; se falo dos ciganos sou de extrema-direita; etc, etc….
        Enfim… daqui a pouco não posso dizer nada porque anda tudo a ficar muito “sensível” e não conseguem ver/ouvir nada!…
        Ironia e humor são conceitos que também deviam ser mais divulgados…
        .
        Relativamente ao meu comentário, é muito simples de explicar e não há qualquer ódio aos brasileiros em geral e muito menos ao Brasil!!
        O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo (o maior país católico do mundo) e eu, como não sou religioso, nem acredito em milagres, fico sempre de pé atrás com qualquer “milagre”, principalmente quando acontecem no Brasil.
        Um dos maiores problemas do Brasil são as religiões/seitas religiosas que se aproveitam da falta de cultura/educação de boa parte da população para os manipular e manter na ignorância e depois é que se vê: curandeiros armados em médicos, pastores milionários (como o vigarista da IURD, etc), presidentes eleitos com a ajuda/manipulação nas “igrejas”, “crentes” na terra-plana, conspiracionistas de tudo e mais algumas coisa, etc, etc…
        É óbvio que esta noticia é sobre ciência (espero bem que a cura/tratamento seja confirmada!) e nada tem a ver com religião – portanto foi apenas uma piada!
        .
        .
        Até um pastorinho de Fátima foi fazer um milagre ao Brasil para ser considerado santo (já em Portugal não conseguiu fazer nenhum)!!…
        “Lucas, o menino brasileiro que sustenta o milagre dos pastorinhos”
        dn.pt/sociedade/lucas-o-menino-brasileiro-que-sustenta–milagre-dos-pastorinhos-8467955.html
        Estas vigarices tem que ser activamente denunciadas:
        “Fátima: milagre, mentira e/ou negócio”
        brasil.elpais.com/brasil/2016/11/24/internacional/1479990390_862933.html

        • Prezado,
          Infelizmente seus comentários sobre o Brasil são sempre jocosos e sarcásticos.
          O Brasil ser um país que professa fé (herança portuguesa) não impede que se faça ciência.
          Na verdade há muitas mentes brilhantes e pouco valorizadas no Brasil.
          Vigaristas existem no mundo inteiro, não é?
          Enfim, que mais curas sejam alcançadas dentro e fora do Brasil.

          • Respeito, mas essa é apenas a tua opinião…
            Normalmente são comentários sarcásticos porque, deve vez em quando, aqui as caixas de comentários do ZAP são invadidas por brasileiros fanáticos (religiosos, etc) sem a mínima noção de bom senso (nem da realidade) e “tomam de assalto” todas as notícias sobre o espaço, sobre universo, sobre ET’s, etc, etc…
            Mas, duvido muito que tenhas lido todos os meus comentários sobre o Brasil… talvez me estejas a julgar por 2-3 comentários…
            Na verdade, eu nem falo do Brasil, mas sim desses brasileiros alienados….
            Fé é uma coisa, vigarice descarada como fazem curandeiros, a IURD, etc, etc, é outra…
            E sim, a “fé” é um grande entreve à ciência e ao desenvolvimento humano!!

            • Compreendi seu ponto de vista.
              Lamento que alguns brasileiros sejam evidentemente tão alienados em seus comentários, mas garanto que há pessoas com visões lúcidas e claras do mundo e da vida. Infelizmente o Brasil sofre com o crescimento da “voz dos ignorantes” que ganhou força com a atual conjuntura (digo em relação ao novo governo).
              Discordo que a fé impeça o avanço da ciência. Veja a frase:
              “A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável”.

              Galileu Galilei

              Enfim, muito obrigado pelo seu tempo em responder meu comentário.
              Sucesso e boa sorte em tudo.

  1. Agora cuidem bem dos médicos, porque a industria farmacêutica que vive á custa dos desgraçados com cancro vai tratar de os limpar

    • É… cuidado que eles andem aí…
      Este tratamento é novo, mas também é realizado em Portugal e só por acaso, as células/terapias “são comercializadas pelas empresas Gilead e Novartis”!…
      “O que são células CAR-T?”
      publico.pt/2019/06/09/ciencia/perguntaserespostas/sao-celulas-tcar-1875762
      Pois… lá se vai a teoria da conspiração….

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …