Paciente com cancro terminal no Brasil curado com terapia genética pioneira

Um paciente diagnosticado com cancro terminal foi curado e deverá ter alta do hospital este sábado, após se submeter a um tratamento genético inédito, realizado por médicos da Universidade de São Paulo, no Brasil.

Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, Vamberto Castro, de 62 anos, realizou um tratamento com um método desenvolvido no país que usa células alteradas em laboratório para combater um linfoma grave, quando já respondia a tratamentos convencionais no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O paciente foi autorizado para se submeter ao tratamento com as células CAR-T, ainda em fase de pesquisa. Os médicos responsáveis pelo procedimento explicaram que a terapia celular faz com que as células T (tipo de célula do sistema imunológico) do paciente sejam alteradas em laboratório para reconhecer e atacar as células cancerígenas ou tumorais.

Cerca de 20 dias após o início do procedimento, os exames de Vamberto Castro comprovaram que as células cancerígenas desapareceram.

As células CAR-T foram desenvolvidas por investigadores dos Estados Unidos, onde já está autorizada a produção das células modificadas.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Nossa! Eu!
      Você odeia mesmo o Brasil e os brasileiros.
      O preconceito além de irracional cega.
      O Brasil é um pedaço de Portugal que muito bem fez aos lusitanos.
      Reveja seus conceitos.

      • “Você odeia mesmo o Brasil e os brasileiros.”
        Ah?! Como chegaste a essa conclusão?
        Mas agora não se pode dizer nada sobre nada?!
        Isso já é mania da perseguição!…
        Se falo do Brasil, tenho ódio; se falo dos chineses, etc, sou xenófobo; se falo dos africanos, sou racista; se falo do Trump sou comunista; se falo dos ciganos sou de extrema-direita; etc, etc….
        Enfim… daqui a pouco não posso dizer nada porque anda tudo a ficar muito “sensível” e não conseguem ver/ouvir nada!…
        Ironia e humor são conceitos que também deviam ser mais divulgados…
        .
        Relativamente ao meu comentário, é muito simples de explicar e não há qualquer ódio aos brasileiros em geral e muito menos ao Brasil!!
        O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo (o maior país católico do mundo) e eu, como não sou religioso, nem acredito em milagres, fico sempre de pé atrás com qualquer “milagre”, principalmente quando acontecem no Brasil.
        Um dos maiores problemas do Brasil são as religiões/seitas religiosas que se aproveitam da falta de cultura/educação de boa parte da população para os manipular e manter na ignorância e depois é que se vê: curandeiros armados em médicos, pastores milionários (como o vigarista da IURD, etc), presidentes eleitos com a ajuda/manipulação nas “igrejas”, “crentes” na terra-plana, conspiracionistas de tudo e mais algumas coisa, etc, etc…
        É óbvio que esta noticia é sobre ciência (espero bem que a cura/tratamento seja confirmada!) e nada tem a ver com religião – portanto foi apenas uma piada!
        .
        .
        Até um pastorinho de Fátima foi fazer um milagre ao Brasil para ser considerado santo (já em Portugal não conseguiu fazer nenhum)!!…
        “Lucas, o menino brasileiro que sustenta o milagre dos pastorinhos”
        dn.pt/sociedade/lucas-o-menino-brasileiro-que-sustenta–milagre-dos-pastorinhos-8467955.html
        Estas vigarices tem que ser activamente denunciadas:
        “Fátima: milagre, mentira e/ou negócio”
        brasil.elpais.com/brasil/2016/11/24/internacional/1479990390_862933.html

        • Prezado,
          Infelizmente seus comentários sobre o Brasil são sempre jocosos e sarcásticos.
          O Brasil ser um país que professa fé (herança portuguesa) não impede que se faça ciência.
          Na verdade há muitas mentes brilhantes e pouco valorizadas no Brasil.
          Vigaristas existem no mundo inteiro, não é?
          Enfim, que mais curas sejam alcançadas dentro e fora do Brasil.

          • Respeito, mas essa é apenas a tua opinião…
            Normalmente são comentários sarcásticos porque, deve vez em quando, aqui as caixas de comentários do ZAP são invadidas por brasileiros fanáticos (religiosos, etc) sem a mínima noção de bom senso (nem da realidade) e “tomam de assalto” todas as notícias sobre o espaço, sobre universo, sobre ET’s, etc, etc…
            Mas, duvido muito que tenhas lido todos os meus comentários sobre o Brasil… talvez me estejas a julgar por 2-3 comentários…
            Na verdade, eu nem falo do Brasil, mas sim desses brasileiros alienados….
            Fé é uma coisa, vigarice descarada como fazem curandeiros, a IURD, etc, etc, é outra…
            E sim, a “fé” é um grande entreve à ciência e ao desenvolvimento humano!!

            • Compreendi seu ponto de vista.
              Lamento que alguns brasileiros sejam evidentemente tão alienados em seus comentários, mas garanto que há pessoas com visões lúcidas e claras do mundo e da vida. Infelizmente o Brasil sofre com o crescimento da “voz dos ignorantes” que ganhou força com a atual conjuntura (digo em relação ao novo governo).
              Discordo que a fé impeça o avanço da ciência. Veja a frase:
              “A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável”.

              Galileu Galilei

              Enfim, muito obrigado pelo seu tempo em responder meu comentário.
              Sucesso e boa sorte em tudo.

  1. Agora cuidem bem dos médicos, porque a industria farmacêutica que vive á custa dos desgraçados com cancro vai tratar de os limpar

    • É… cuidado que eles andem aí…
      Este tratamento é novo, mas também é realizado em Portugal e só por acaso, as células/terapias “são comercializadas pelas empresas Gilead e Novartis”!…
      “O que são células CAR-T?”
      publico.pt/2019/06/09/ciencia/perguntaserespostas/sao-celulas-tcar-1875762
      Pois… lá se vai a teoria da conspiração….

  2. Wellington e Eu!.. juraria que são dois irmãos brasileiros, bem hajam e oxalá sejam felizes em Portugal (se for verdade o que eu penso “irmão brasileiros”). Felicidades.

    • Fazer “juras” com base em 2 ou 3 comentários só pode dar asneira e, não é preciso ser muito perspicaz (basta observar a escrita) para se perceber quem é quem!…

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …