/

Ozempic está a provocar gravidezes inesperadas

1

Há mulheres a relatar ter tido uma gravidez inesperada depois de tomar medicamentos para perder peso — mesmo que tivessem anteriormente problemas de infertilidade ou estivessem a usar métodos contraceptivos.

Há um número crescente de mulheres que estão a relatar ter engravidado após tomar Ozempic, medicamento para tratamento da diabetes que como efeito secundário provoca perda de peso, e Wegovy, medicamento para controlo de peso.

Segundo explica a People, há algumas razões que podem explicar por que motivo pode ocorrer uma gravidez inesperada após um tratamento com estes medicamentos injetáveis, baseados em semaglutido.

“Através de um mecanismo indireto, o peso que as pessoas perdem com estes medicamentos pode estar a torná-las mais férteis” explica à People a obstetra e ginecologista  Iman Saleh, especialista de obesidade no sistema de saúde Northwell de Nova Iorque.

As nossas células de gordura produzem estrogénio e esta hormona pode ter um efeito negativo nos nossos ovários em termos de diminuição ou disfunção da ovulação,” detalha Saleh. “A perda de peso associada, mesmo que seja muito ligeiro, pode aumentar a fertilidade fértil e facilitar a gravidez“.

Adicionalmente, explica a ginecologista, as alterações no revestimento do estômago que podem resultar do uso de medicamentos baseados em semaglutido — conhecidos por imitar a sensação de saciedade no intestino — podem também afetar o controlo de natalidade.

“À medida que usamos este tipo de medicamento, que fazem as pessoas sentirem-se mais cheias, os mecanismos de absorção do nosso corpo alteram-se” diz Saleh. “Estas alterações em pacientes que estejam em controlo de natalidade pode afetar a eficácia dos métodos contraceptivos“.

O fenómeno tomou conta das redes sociais, como o Reddit e o TikTok, onde os utilizadores estão a partilhar a história do seu “Bebé Ozempic” — incluindo, surpreendentemente, casos de pessoas que eram inférteis antes de tomar as injeções.

“Sou infértil há 14 anos e após 2 meses a tomar OZ estou agora grávida,” partilhou uma utilizadora no subreddit r/Ozempic. “É chocante, para dizer o mínimo.”

“Estava a tomar a pílula e esta gravidez foi muito inesperada,” escreve outra utilizadora nos comentários de um tópico sobre gravidezes Ozempic.

O fenómeno levou já a Novo Nordisk, que fabrica ambos os medicamentos, a criar um site especificamente para as pessoas poderem relatarem casos de gravidez após tratamento com Wegovy.

A surpresa de perder peso e ao mesmo tempo engravidar pode ser uma alegria para algumas pessoas, mas acarreta alguns riscos bastante sérios. Segundo se pode ler no site da Novo Nordisk, o Wegovy “pode causar danos ao feto”, e no caso de ocorrer uma gravidez, o tratamento deve ser interrompido.

A situação é ainda mais complicada no caso dos pacientes que estejam a usar Ozempic, porque a diabetes também apresenta riscos para os fetos. A bula do medicamento, recorda o Futurism, aconselha as pessoas a tomá-lo “apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto”.

Está atualmente em curso um ensaio clínico promovido pela Novo Nordisk para estudar de que forma o Wegovy afeta pessoas grávidas — mas teremos de esperar até 2027 para obter os resultados.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.