Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico.

Desde que o escândalo sexual da Oxfam no Haiti rebentou, surgiram 26 novos casos de má conduta sexual na organização não governamental de caridade por parte de funcionários. Entre estes novos casos, 16 relacionam-se com os programas internacionais da organização.

Mark Goldring, presidente executivo da Oxfam na Grã-Bretanha, explicou esta terça-feira aos membros do parlamento britânico que foi a própria organização que pediu novas denúncias e queixas, avança o Independent.

“Temos cerca de 26 histórias, denúncias que nos chegam. Ou são denúncias que surgem como resultado das histórias ou histórias anteriores em que as pessoas disseram ‘eu não denunciei isto na altura'”, disse Goldring aos deputados britânicos. “Durante um longo período de tempo”, não irá falar sobre estas denúncias mais recentes, garante.

As declarações do presidente executivo aconteceram durante a sessão do Comité Internacional para o Desenvolvimento, que anunciou a abertura de um inquérito sobre exploração sexual no setor da solidariedade.

No que diz respeito ao financiamento, a Organização Não Governamental (ONG) tem registado perdas significativas. De acordo com o Observador, foram cancelados sete mil débitos diretos de doações e a bolsa governamental está bloqueada até que o executivo tenha a certeza de que “os parceiros podem corresponder aos padrões elevados”.

No parlamento, o CEO explicou que a Oxfam vai continuar a querer “que as pessoas falem, estejam onde estiverem e quando quer que seja que isto tenha acontecido”.

O diretor da Oxfam no Haiti não foi despedido. Em vez disso, foi-lhe oferecida “uma saída gradual e digna” caso colaborasse com a investigação. Renunciou ao cargo que ocupava e saiu sem sequer um processo disciplinar.

Outros dois membros da direção foram despedidos por contratação de prostitutas, assédio e por mentirem nos currículos e outros quatro funcionários foram afastados por conduta inapropriada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …