Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico.

Desde que o escândalo sexual da Oxfam no Haiti rebentou, surgiram 26 novos casos de má conduta sexual na organização não governamental de caridade por parte de funcionários. Entre estes novos casos, 16 relacionam-se com os programas internacionais da organização.

Mark Goldring, presidente executivo da Oxfam na Grã-Bretanha, explicou esta terça-feira aos membros do parlamento britânico que foi a própria organização que pediu novas denúncias e queixas, avança o Independent.

“Temos cerca de 26 histórias, denúncias que nos chegam. Ou são denúncias que surgem como resultado das histórias ou histórias anteriores em que as pessoas disseram ‘eu não denunciei isto na altura'”, disse Goldring aos deputados britânicos. “Durante um longo período de tempo”, não irá falar sobre estas denúncias mais recentes, garante.

As declarações do presidente executivo aconteceram durante a sessão do Comité Internacional para o Desenvolvimento, que anunciou a abertura de um inquérito sobre exploração sexual no setor da solidariedade.

No que diz respeito ao financiamento, a Organização Não Governamental (ONG) tem registado perdas significativas. De acordo com o Observador, foram cancelados sete mil débitos diretos de doações e a bolsa governamental está bloqueada até que o executivo tenha a certeza de que “os parceiros podem corresponder aos padrões elevados”.

No parlamento, o CEO explicou que a Oxfam vai continuar a querer “que as pessoas falem, estejam onde estiverem e quando quer que seja que isto tenha acontecido”.

O diretor da Oxfam no Haiti não foi despedido. Em vez disso, foi-lhe oferecida “uma saída gradual e digna” caso colaborasse com a investigação. Renunciou ao cargo que ocupava e saiu sem sequer um processo disciplinar.

Outros dois membros da direção foram despedidos por contratação de prostitutas, assédio e por mentirem nos currículos e outros quatro funcionários foram afastados por conduta inapropriada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …