/

Ovos de dinossauro demoravam até seis meses a chocar

Uma equipa de cientistas analisou fósseis de embriões de dinossauros e descobriu que alguns ovos demoravam seis meses para chocar. Até agora, os especialistas acreditavam que o tempo de incubação de um ovo de dinossauro era semelhante ao das aves.

Os cientistas pensavam que o período de incubação dos dinossauros seria entre 11 e 85 dias, já que os pássaros são os descendentes vivos dos dinossauros, mas afinal o processo é bem mais demorado.

O estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que os cientistas chegaram a esta conclusão através de uma análise aos dentes de dois embriões de dinossauro que não chegaram a nascer.

Liderada por Gregory Erickson, a equipa de cientistas analisou um dinossauro que tinha porte de uma ovelha, o Protocerátopo, e outro maior e mais pesado que habitava o Canadá, o Hypacrossauro.

Gregory Erickson, Universidade do Estado da Florida

Embrião de um dinossauro Protocerátopo

De acordo com o desenvolvimento dos dentes, os especialistas descobriram que o ovo de um Protocerátopo demorava cerca de três meses para nascer. Já o Hypacrossauro poderia demorar seis meses para eclodir.

A incubação lenta dos ovos, dizem os cientistas, poderá ter sido mais uma das desvantagens, a somar a outras, que impediram a sobrevivência dos dinossauros.

“Achamos que a nossa descoberta tem implicações para perceber porque é que os dinossauros se extinguiram no final do período Cretáceo, enquanto que os anfíbios, aves, mamíferos e répteis conseguiram resistir e até prosperar”, afirmou o biólogo Gregory Erickson da Universidade da Florida, nos EUA.

“Ter um período de encubação lento aumentou a exposição dos ovos aos predadores e a fenómenos atmosféricos como cheias ou períodos de seca”, adiantou Erickson.

Os investigadores pretendem continuar a analisar fósseis de ovos de dinossauro, desde que tenham a sorte de encontrar amostras tão raras.

Mas, entretanto, é fascinante pensar que estas criaturas antigas – que sempre achamos que eram temíveis e ferozes – podem ter sido prejudicadas por algo tão inócuo como algum tempo extra no ovo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.