Já podemos “ouvir” uma estrela nossa vizinha. É uma das mais incríveis da Via Láctea

Space Telescope Science Institute (STScI)

Estrela RS Puppis

O projeto SYSTEM Sounds usou uma fotografia da RS Puppis recolhida pelo Hubble para sonorizar a estrela.

Já é possível ouvirmos os sons do Espaço em torno da RS Puppis, que é considerada uma das estrelas mais extraordinárias da Via Láctea.

A estrela está a cerca de 6500 anos-luz do nosso Sistema Solar e o seu “som” foi recolhido e tratado pelo projeto SYSTEM Sounds, que junta a ciência e a arte e colabora frequentemente com a NASA, relata o Science Alert.

Os investigadores pegaram numa imagem da estrela recolhida pelo telescópio espacial Hubble e transcreveram a luz em forma de som, atribuindo o tom de acordo com a direção desde o centro da imagem e ajustando o volume de acordo com o brilho da luz.

À medida que ouvimos o som, um tom mais agudo pode ser ouvido vindo da parte de cima da imagem e um tom mais grave vem do fundo da foto. Os sons vindos do lado direito e do lado esquerdo podem ser ouvidos vindos do seu respetivo auricular.

Quando o círculo se aproxima do centro da estrela, o som — semelhante ao tilintar de sinos — torna-se mais alto e acaba por convergir.

Converter os dados visuais do Universo num formato áudio permite a pessoas com limitações visuais ou cegueira também testemunhar a beleza do cosmos. É também uma forma de simplificar a aprendizagem de conceitos complexos ao oferecer uma nova perspetiva.

A RS Puppis tem um brilho, em média, 15 000 vezes mais forte do que o do Sol e está rodeada de pó. Quando está mais brilhante, a luz reflete-se no pó, o que cria a aparência de anéis prateados ao seu redor.

Esta não é a primeira estrela a ser sonorizada. O som emitido pelo nosso Sol também já foi reproduzido pela NASA, que usou dados do seu Observatório Solar para mapear as vibrações emitidas pela nossa estrela e que geram um zumbido.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.