Um ano depois de o navio Ever Given ter ficado preso no Canal de Suez, há mais um navio encalhado, desta vez na Baía de Chesapeake, nos Estados Unidos.
Um cargueiro operado pela Evergreen ficou encalhado na Baía de Chesapeake, nos Estados Unidos, no domingo à noite.
O navio, com a bandeira de Hong Kong, tem 334 metros e chama-se “Ever Forward”. Dirigia-se para Norflok, na Virgínia, mas acabou por ficar preso após a partida do Terminal Seagirt, no Porto de Baltimore.
“O navio encalhado não está a impedir a circulação de outras embarcações até ao Porto de Baltimore. Têm sido feitos esforços para tentar desencalhar este barco. A Guarda Costeira está a monitorizar toda a situação”, explicou o diretor-executivo da administração do Porto de Baltimore, à Bloomberg.
Massive container ship #EVERFORWARD has run aground in the Chesapeake Bay.
Yes, same operator as #EVERGIVEN.
Yes, almost exactly a year later. 1/ pic.twitter.com/z4rCjGSbzR
— John Scott-Railton (@jsrailton) March 14, 2022
A Evergreen está envolvida nas operações que têm como objetivo desencalhar a embarcação, tendo já contratado mergulhadores que inspecionaram o navio em busca de danos. A transportadora, sediada em Taiwan, também já abriu uma investigação para apurar o que esteve na origem do sucedido.
Há precisamente um ano, em março de 2021, o Canal do Suez ficou bloqueado durante seis dias por causa de um navio com a bandeira do Panamá. O canal é o ponto de passagem de cerca de 10% do comércio mundial.
Tal como o Ever Foward (de 334 metros de comprimento), o Ever Given (de 400 metros) pertencia à transportadora marítima Evergreen.
A obstrução causou um enorme trânsito de mercadorias. A Associated Press estimou perdas de nove mil milhões de dólares (cerca de 7,6 mil milhões de euros) por dia.
Ao contrário do que título dá a entender, este caso nada tem de comum com o outro: não é num canal, nem está a impedir a circulação de outro navios!…
E a «história» continua…..