/

O outono acaba de chegar ao hemisfério norte. E há uma razão para ter sido hoje

Setembro é o mês do regresso às aulas e ao trabalho. Após os dias quentes de verão, chega o outono. Este ano, a estação começa hoje, dia 22 de setembro, mais precisamente às 14h31, segundo os cálculos do Observatório Astronómico Nacional de Espanha. Mas por que razão o equinócio de outono ocorre no dia 22 e não no dia 21 ou 23? A chave está em cima das nossas cabeças.

O início das estações é normalmente regulado quando a Terra está em uma determinada posição na sua órbita ao redor do Sol. No caso do outono ocorre quando o centro do Sol, visto do planeta, cruza o equador celestial num movimento para o sul.

Quando isso acontece, a duração do dia e da noite praticamente coincidem. Este fenómeno é chamado de equinócio de outono – que acontece apenas no hemisfério norte, já que os países do sul recebem a primavera, explica o ABC.

O Observatório Astronómico Nacional espanhol indica que o equinócio desta estação pode ocorrer em quatro datas diferentes, ou seja, entre 21 e 24 de setembro. Ao longo deste século (quase) que só será possível ver o início do outono a 22 ou 23 de setembro, sendo que o início da estação um dia mais cedo só deverá acontecer em 2096. O último aconteceu em 2003, ocorrendo no dia 21.

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos não terem exatamente 365 dias, fazendo com que o momento preciso do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia.

O outono é a época do ano em que a duração do dia diminui mais rapidamente. Nas latitudes da península, o Sol nasce de manhã todos os dias mais de um minuto depois do dia anterior, e à tarde põe-se mais de um minuto antes. Desta forma, o tempo que o Sol está acima do horizonte, no início do outono, é reduzido em quase três minutos todos os dias nas latitudes da Península Ibérica.

Contudo, mesmo que a estação mude – e irá estar presente nos próximos 89 dias e 20 horas até ao dia 21 de dezembro, dia em que começa o inverno –  ainda temos de esperar até o último domingo de outubro para atrasar o relógio uma hora.

Em relação aos fenómenos astrológicos, a primeira lua cheia do outono deverá ocorrer a 1 de outubro e a seguinte, 29 ou 30 dias depois. Quanto aos planetas, ao amanhecer o céu será dominado por Vénus, e ao anoitecer por Júpiter e Saturno. Marte será visível pela manhã no início do outono e deverá tornar-se visível ao anoitecer em meados de outubro.

A 30 de novembro, os amantes de astrologia vão poder assistir a um eclipse lunar visível na Ásia, Oceânia e América. No mês seguinte, no dia 14 de dezembro, vai haver um eclipse solar total que poderá ser visto no Oceano Pacífico, América do Sul, Antártica e Oceano Atlântico.

Nenhum destes dois eclipses será visível em Portugal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.