O outono acaba de chegar ao hemisfério norte. E há uma razão para ter sido hoje

Setembro é o mês do regresso às aulas e ao trabalho. Após os dias quentes de verão, chega o outono. Este ano, a estação começa hoje, dia 22 de setembro, mais precisamente às 14h31, segundo os cálculos do Observatório Astronómico Nacional de Espanha. Mas por que razão o equinócio de outono ocorre no dia 22 e não no dia 21 ou 23? A chave está em cima das nossas cabeças.

O início das estações é normalmente regulado quando a Terra está em uma determinada posição na sua órbita ao redor do Sol. No caso do outono ocorre quando o centro do Sol, visto do planeta, cruza o equador celestial num movimento para o sul.

Quando isso acontece, a duração do dia e da noite praticamente coincidem. Este fenómeno é chamado de equinócio de outono – que acontece apenas no hemisfério norte, já que os países do sul recebem a primavera, explica o ABC.

O Observatório Astronómico Nacional espanhol indica que o equinócio desta estação pode ocorrer em quatro datas diferentes, ou seja, entre 21 e 24 de setembro. Ao longo deste século (quase) que só será possível ver o início do outono a 22 ou 23 de setembro, sendo que o início da estação um dia mais cedo só deverá acontecer em 2096. O último aconteceu em 2003, ocorrendo no dia 21.

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos não terem exatamente 365 dias, fazendo com que o momento preciso do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia.

O outono é a época do ano em que a duração do dia diminui mais rapidamente. Nas latitudes da península, o Sol nasce de manhã todos os dias mais de um minuto depois do dia anterior, e à tarde põe-se mais de um minuto antes. Desta forma, o tempo que o Sol está acima do horizonte, no início do outono, é reduzido em quase três minutos todos os dias nas latitudes da Península Ibérica.

Contudo, mesmo que a estação mude – e irá estar presente nos próximos 89 dias e 20 horas até ao dia 21 de dezembro, dia em que começa o inverno –  ainda temos de esperar até o último domingo de outubro para atrasar o relógio uma hora.

Em relação aos fenómenos astrológicos, a primeira lua cheia do outono deverá ocorrer a 1 de outubro e a seguinte, 29 ou 30 dias depois. Quanto aos planetas, ao amanhecer o céu será dominado por Vénus, e ao anoitecer por Júpiter e Saturno. Marte será visível pela manhã no início do outono e deverá tornar-se visível ao anoitecer em meados de outubro.

A 30 de novembro, os amantes de astrologia vão poder assistir a um eclipse lunar visível na Ásia, Oceânia e América. No mês seguinte, no dia 14 de dezembro, vai haver um eclipse solar total que poderá ser visto no Oceano Pacífico, América do Sul, Antártica e Oceano Atlântico.

Nenhum destes dois eclipses será visível em Portugal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …