Os telemóveis reduzem a capacidade do cérebro mesmo desligados

Basta ter um smartphone por perto, e a nossa atenção parece diminuir. Embora o fenómeno seja consensual quando estamos a usar o aparelho, uma equipa de cientistas acaba de descobrir que o problema se repete mesmo quando mantemos o telemóvel desligado.

Um novo estudo sugere que os smartphones reduzem a capacidade do cérebro – mesmo quando estão desligados. Mas calma, não precisa de ir a correr deitar o telemóvel pela janela e mudar-se para as montanhas. Basta colocá-lo em outra divisão da casa – e deixar o aparelho desligado ou em modo de silêncio.

Para chegar a esta conclusão, uma equipa de cientistas da McCombs School of Business, liderada pelo professor Adrian Ward, da Universidade do Texas, conduziram uma experiência com cerca de 800 utilizadores de smartphones. Os resultados do estudo foram publicados no Journal of the Association for Consumer Research.

A experiência era simples, e consistia em pedir aos participantes que escolhessem entre deixar o telemóvel na mesa com a face virada para baixo, no bolso, na mochila ou em outra divisão da casa. Todos os aparelhos deveriam ficar em silêncio enquanto as “cobaias” realizavam testes que mediam as suas capacidades cognitivas.

Os resultados de quem escolheu deixar o aparelho desligado em outra sala foram incrivelmente melhores do que os dos restantes utilizadores.

Numa outra experiência, a equipa de cientistas escolheu que pessoas deveriam deixar o smartphone noutra sala, e quais delas deveriam mantê-los no bolso, na mochila ou na mesa. Desta vez, foram instruídos a desligar o telefone. Adivinhe o que aconteceu?

O resultado foi exactamente igual ao do primeiro teste: quem tinha o telemóvel noutra sala, teve resultados incrivelmente melhores nos testes cognitivos.

Então será que nossos smartphones estão a deixar-nos mais burros? Para os cientistas, não se trata disso, mas do facto de a mera prespectiva de aceder ao dispositivo, ainda que esteja desligado, já ocupa uma parte da nossa atenção.

Basicamente, as pessoas não conseguiam concentrar-se tão bem por ter o telemóvel por perto durante os testes cognitivos, e acabavam por ter um desempenho pior do que os que tinham deixado o aparelho noutra sala.

Então, a solução é simples: de vez em quando, dê descanso ao telemóvel – noutra sala.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …