/

Os T-Rex afinal tinham lábios

2

Os temíveis dinossauros T-Rex não teriam, afinal, um ar tão ameaçador como se pensa: um paleontólogo canadiano alega que teriam lábios a tapar-lhe os dentes.

Robert Reisz, paleontólogo da Universidade de Toronto, no Canadá, que tem estudado os terópodes carnívoros como o T-Rex, alega que estes não tinham sempre os dentes expostos, no exterior da boca, mas que se encontravam escondidos por lábios escamosos.

O investigador defendeu esta ideia numa apresentação no encontro anual da Sociedade Canadiana de Paleontologia de Vertebrados, em Ontário, no passado dia 20 de Maio.

“Quando vemos dinossauros na cultura popular, tal como no filme Jurassic Park, são mostrados com dentes grandes a sair-lhes das bocas”, nota Robert Reisz numa nota da Universidade de Toronto. Mas, contrariamente ao Tyrannosaurus rex, cuja dentadura surge sempre visível e ameaçadora, outros dinossauros como os velociraptores apresentam lábios escamosos a cobrirem-lhes os dentes.

Foi este o ponto de partida de Robert Reisz para a sua investigação que teve por base os familiares vivos dos dinossauros – os crocodilos que, embora não tenham lábios, têm os dentes parcialmente cobertos pelas gengivas.

O investigador atesta que os crocodilos, vivendo em ambientes com água, usam o seu habitat para hidratarem os dentes. No caso dos terópodes como o T-Rex, “sem lábios para manter a humidade e evitar que os dentes sequem, o duro esmalte tornar-se-ia quebradiço e mais propenso ao dano e ao desgaste”, explica o paleontólogo em declarações ao Live Science.

Robert Reisz atesta que esse cenário comprometeria os dentes e a vida daqueles grandes carnívoros e, assim, alega que tinham, provavelmente, os dentes em parte cobertos por lábios para preservarem a humidade.

As conclusões do paleontólogo não são contudo, definitivas. Há outros especialistas da área que questionam parte da sua argumentação, como é o caso de Zhijie Jack Tseng, do Museu Americano de História Natural, que reforça que nos répteis os dentes renovam-se, durante toda a vida destes animais, o que desvalorizaria a necessidade referida de desenvolverem lábios para os protegerem.

“O T-Rex podia lascar um dente ou ficar com um agarrado a uma presa e simplesmente substituí-lo. A evolução de uma protecção para os dentes não é uma componente crítica de como eles comem”, frisa Zhijie Jack Tseng em declarações ao Live Science.

SV, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.