Os T-Rex afinal tinham lábios

Os temíveis dinossauros T-Rex não teriam, afinal, um ar tão ameaçador como se pensa: um paleontólogo canadiano alega que teriam lábios a tapar-lhe os dentes.

Robert Reisz, paleontólogo da Universidade de Toronto, no Canadá, que tem estudado os terópodes carnívoros como o T-Rex, alega que estes não tinham sempre os dentes expostos, no exterior da boca, mas que se encontravam escondidos por lábios escamosos.

O investigador defendeu esta ideia numa apresentação no encontro anual da Sociedade Canadiana de Paleontologia de Vertebrados, em Ontário, no passado dia 20 de Maio.

“Quando vemos dinossauros na cultura popular, tal como no filme Jurassic Park, são mostrados com dentes grandes a sair-lhes das bocas”, nota Robert Reisz numa nota da Universidade de Toronto. Mas, contrariamente ao Tyrannosaurus rex, cuja dentadura surge sempre visível e ameaçadora, outros dinossauros como os velociraptores apresentam lábios escamosos a cobrirem-lhes os dentes.

Foi este o ponto de partida de Robert Reisz para a sua investigação que teve por base os familiares vivos dos dinossauros – os crocodilos que, embora não tenham lábios, têm os dentes parcialmente cobertos pelas gengivas.

O investigador atesta que os crocodilos, vivendo em ambientes com água, usam o seu habitat para hidratarem os dentes. No caso dos terópodes como o T-Rex, “sem lábios para manter a humidade e evitar que os dentes sequem, o duro esmalte tornar-se-ia quebradiço e mais propenso ao dano e ao desgaste”, explica o paleontólogo em declarações ao Live Science.

Robert Reisz atesta que esse cenário comprometeria os dentes e a vida daqueles grandes carnívoros e, assim, alega que tinham, provavelmente, os dentes em parte cobertos por lábios para preservarem a humidade.

As conclusões do paleontólogo não são contudo, definitivas. Há outros especialistas da área que questionam parte da sua argumentação, como é o caso de Zhijie Jack Tseng, do Museu Americano de História Natural, que reforça que nos répteis os dentes renovam-se, durante toda a vida destes animais, o que desvalorizaria a necessidade referida de desenvolverem lábios para os protegerem.

“O T-Rex podia lascar um dente ou ficar com um agarrado a uma presa e simplesmente substituí-lo. A evolução de uma protecção para os dentes não é uma componente crítica de como eles comem”, frisa Zhijie Jack Tseng em declarações ao Live Science.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …