Os sul-coreanos estão a ficar um ano mais novos

Os sul-coreanos tornar-se-ão em breve um ou dois anos mais novos, na sequência de uma mudança oficial no sistema de contagem de idade do país.

Na quinta-feira, o Governo sul-coreano aprovou um conjunto de leis que exigem a utilização do sistema internacional de contagem de idade, em que a idade é baseada na data de nascimento, noticiou a NPR.

A Coreia do Sul utiliza atualmente três sistemas de contagem de idade, mas a maioria dos cidadãos obedece à “idade coreana”, em que uma pessoa tem um ano de idade quando nasce e fica com um ano a mais a cada Ano Novo. Um bebé nascido a 31 de dezembro teria dois anos de idade no dia seguinte.

A mudança entrará em vigor em junho do próximo ano. Assim, tecnicamente, os bebés nascidos desta data até lá podem ainda seguir o sistema tradicional.

Apesar de a maior parte dos sul-coreanos guiar-se pela “idade coreana”, apoiam a mudança para o sistema mais amplamente utilizado, onde uma pessoa tem zero anos no dia em que nasce e ganha um ano a cada aniversário.

Mais de 80% dos sul-coreanos apoiaram a unificação do sistema de contagem, de acordo com uma sondagem realizada em setembro.

O Presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol tinha prometido unificar o sistema de contagem de idade no início deste ano, dizendo que criaram “custos sociais e económicos desnecessários”.

A Coreia do Sul tem estado a contar a idade por datas de nascimento desde os anos 60. Mas embora a maioria dos países do leste asiático tenha eliminado o sistema tradicional de contagem de idades, alguns ainda o mantêm.

Na China, que utiliza o sistema de contagem de idade nominal, uma pessoa é considerada com um ano de idade no dia em que nasce e ganha um ano no Ano Novo Lunar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.