/

Os “privados” chegaram à Lua: Odysseus faz história e, meio século depois, EUA “conseguem”

1

“Yes, they can!”. 52 anos depois de ter pousado na Lua pela última vez, os Estados Unidos estão de regresso ao solo lunar graças ao lander Odysseus da Intuitive Machines – o primeiro “privado” a chegar à Lua.

Dia histórico para os EUA! Mais de 50 anos depois, os norte-americanos voltaram a pousar na lua – desta vez pelo módulo de pouco (ou lander) Odysseus.

Além disso, esta foi a primeira vez que uma empresa privada conseguiu pousar uma nave espacial na superfície lunar.

O Odysseus foi lançado a 14 de fevereiro para esta missão – nomeada IM-1 – através de um foguete Falcon. Entrou na órbita lunar uma semana depois, a 21 de Fevereiro, e aterrou esta sexta-feira perto do polo sul da Lua.

Com o sucesso da IM-1, a Intuitive Machines junta-se às agências espaciais nacionais da União Soviética, EUA, China, Índia e Japão, que  também conseguiram aterrar na Lua com sucesso.

Inédito no “setor dos privados”

Independentemente do que aconteça a partir daqui, o sucesso desta missão será sempre incontestável.

Antes desta aterragem, outras três empresas já tinham tentado pousar na Lua.

A nave Beresheet da israelita SpaceIL foi lançada em 2019 e mas acabou por se despenhar antes de aterrar.

O mesmo aconteceu com a missão Hakuto-R da Ispace, do Japão, lançada pela última vez em 2023.

Por fim, em janeiro deste ano, o lander Peregrine da Astrobotic, também dos EUA, nem perto conseguiu chegar, devido a uma fuga de combustível que forçou o regresso à Terra.

“Odysseus está vivo e bem”

A aterragem passou sem comunicação do lander. O sinal apenas indicou que a nave tinha já tocado a superfície da Lua, mas ao que a empresa indica, a nave está bem.

O CEO da Intuitive Machines, Steve Altemus, garantiu que a aterragem foi um sucesso: “Sei que foi um momento de muita ansiedade, mas estamos na superfície. Bem-vindos à Lua“, disse, citado pela New Scientist.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), a Intuitive Machine garantiu que “o Odysseus está vivo e bem. Os controladores de voo estão a comunicar e a comandar o veículo para transferir os dados científicos”.

“O CEO da Intuitive Machines, Steve Altemus, fará uma conferência de imprensa ainda hoje para discutir este momento histórico. As informações da conferência de imprensa serão coordenadas com a NASA e publicadas em breve”, pode ler-se.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

  1. Muito bom, mas nada que se compare ao que os americanos faziam quando eu era criança nos anos 1960/1970. Nesse tempo, as naves pousavam na Lua e transportavam pessoas. Nalgumas dessas missões, essas pessoas deslocaram-se na superfície lunar usando um veículo. Além disso, conseguiam descolar e juntar-se a outro módulo que tinha permanecido em órbita com um astronauta a bordo e, depois disso, regressavam ao planeta Terra, todos sãos e salvos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.