Os pandas gigantes têm o seu próprio Facebook (e fazem atualizações de estado)

ZAP // Dall-E-2

Os pandas gigantes, anteriormente vistos como solitários e antissociais, têm afinal uma vida social surpreendentemente ativa, usando uma espécie de “Facebook para ursos”.

Um novo estudo, conduzido por investigadores da Universidade Estadual do Michigan (MSU) na Reserva Natural de Wolong, na China, revelou padrões complexos de comunicação entre estes os pandas gigantes.

O estudo, publicado no início do mês na revista Ursus, centrou-se no comportamento de marcação de cheiro dos pandas em determinadas árvores.

O autor principal do estudo, Thomas Connor, e a sua equipa observaram que os pandas marcam frequentemente árvores com uma substância cerosa, um comportamento comparável à publicação de atualizações de estado nas redes sociais dos humanos.

Esta forma de comunicação permite aos pandas partilhar entre si informações sobre o seu sexo, idade, estado reprodutivo, personalidade e tamanho de forma assíncrona, isto é, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes ao mesmo tempo.

Segundo Ken Frank, professor de sociometria na MSU e co-autor do estudo, “estas árvores marcadas com cheiro são comparáveis a uma plataforma de redes sociais, onde os pandas ‘fazem check-in’ e deixam informações detalhadas, de forma semelhante a uma publicação no Facebook”.

O estudo, que expande investigações anteriores da MSU, envolveu o rastreamento dos movimentos dos pandas e a análise de fezes recolhidas numa área de 46 km2.

Através da extração de ADN das fezes, os investigadores identificaram pandas individuais e as suas relações entre si com base nas visitas às mesmas árvores.

A pesquisa, que usou parâmetros tradicionais de análise de redes sociais, incluindo a “detecção de cliques”, revelou que os pandas formam grupos sociais e comunicam dentro destas redes.

“Estas árvores marcadas com cheiros são uma rede social. Tal como o Facebook, é um sistema assíncrono, os ursos não têm que estar presentes simultaneamente para comunicar uns com os outros”, explica Ken Frank numa nota de imprensa publicada no site da MSU.

“As marcações permitem a um urso difundir os seus dados para vários ursos. Um panda a marcar uma árvore não é diferente de um humano fazer um post no Facebook”, diz o investigador.

Embora os pandas geralmente interajam com membros próximos da família, os seus padrões de comunicação alteram-se durante a época de reprodução, indicando uma mudança nas interações sociais para evitar a consanguinidade — e reduzir a competição.

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