/

Os pandas gigantes já não estão em perigo, mas continuam vulneráveis

Depois de décadas de trabalho para salvar os pandas gigantes, o Governo chinês anunciou que os animais já não estão em perigo, apesar de continuarem a ser “vulneráveis”.

O Governo chinês declarou que o número de pandas selvagens atingiu os 1.800 exemplares no país asiático, pelo que deixou de ser uma espécie “em perigo” para se tornar “vulnerável”.

Segundo a CNN, a China passou meio século a tentar aumentar a população dos seus pandas gigantes, criando reservas espalhadas por várias cadeias montanhosas, num esforço para os salvar da extinção.

Cui Shuhong, diretor do Departamento de Proteção Ecológica do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, explicou em conferência de imprensa que as “condições de vida de algumas espécies raras foram melhoradas“, como os ursos panda ou os antílopes tibetanos.

“A China implementou um sistema de reservas naturais relativamente completo”, disse Cui. “Grandes áreas de ecossistemas naturais têm sido sistemática e completamente protegidas, e os habitats da vida selvagem têm sido efetivamente melhorados.”

O nível “vulnerável” é o quinto na escala de espécies ameaçadas de extinção.

Cui também mencionou o aumento da população de outras espécies ameaçadas de extinção, como tigres e leopardos siberianos ou os íbis japoneses.

O Fundo Mundial para a Natureza ajustou já o estatuto de ameaça dos pandas, em 2016, para “vulnerável” e declarou que existem 1.864 espécimes no mundo.

O habitat natural dos plantígrados está atualmente limitado, de acordo com aquela organização, a seis áreas montanhosas espalhadas pelas províncias chinesas de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.