Os novos gatos de Schroedinger podem estar vivos e mortos – e em dois sítios ao mesmo tempo

Michael S. Helfenbein / Yale University

-

Físicos da Universidade de Yale, nos EUA, encontraram uma forma de fazer um gato quântico estar vivo e morto simultaneamente – em duas caixas ao mesmo tempo.

A experiência está ligada ao paradoxo do gato de Schroedinger, uma experiência teórica que se refere a um gato hipotético dentro de uma caixa, que está ao mesmo tempo morto e vivo até que a caixa seja aberta e se “descubra” a verdade.

Em 2005, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA criaram com sucesso um “estado do gato de Schroedinger” em laboratório, usando seis átomos simultaneamente “spin up” e “spin down” (como um relógio a girar no sentido horário e anti-horário ao mesmo tempo).

Agora, os físicos da Universidade de Yale adicionaram mais uma reviravolta ao paradoxo: eles criaram não apenas fotões numa sobreposição de estados, como estes fotões também estão emaranhados quanticamente, o que significa que a mudança do estado de um vai alterar o estado do outro, mesmo que estejam separados.

Trata-se de um dos efeitos mais estranhos da mecânica quântica, que Albert Einstein chegou a chamar de “ação fantasmagórica à distância“.

Para criar o estado, os cientistas construíram uma pequena câmara com duas cavidades separadas feitas de alumínio. Os fotões de micro-ondas debatiam-se ao redor das cavidades, e a equipa conseguiu ligá-los com um átomo supercondutor.

O resultado: dois “gatos” feitos de luz de micro-ondas vivos e mortos em duas caixas diferentes, ao mesmo tempo.

O artigo foi publicado na Science.

Computação quântica

Ao contrário de um computador tradicional, com bits representando 0 e 1, um computador quântico armazena informações em “qubits“, que podem estar em dois estados ao mesmo tempo, tanto 0 quanto 1, assim como o gato de Schroedinger está vivo e morto ao mesmo tempo.

No entanto, trata-se de uma situação delicada. A informação quântica deve ser protegida de todo o ruído externo no ambiente à sua volta. A mínima interferência pode atrapalhar o sistema de forma que a sobreposição seja perdida.

Estes “estados do gato” são de interesse para investigadores porque poderiam ser muito úteis para armazenar informação quântica com eficácia.

Um dos coautores do estudo, Robert Schoelkopf, explica que ser capaz de criar estados de gato em duas caixas diferentes é “o primeiro passo para operações lógicas entre dois bits quânticos”, que também permitiriam correções de erros essenciais para a computação quântica.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao OBSERVAR a dita experiência, altera o resultado da mesma. Até a nossa consciência influencia o resultado. Se não olharmos, ela mantém-se inalterada.
    Física quântica é fantástica! Quanto mais aprendo, mais quero saber.

  2. @Jules: calma. A nossa consciência não altera nada. O acto de “observar”, que implica “interação com o sistema” é que obriga o sistema a “escolher” um dos estados .
    No entanto, para lhe aguçar o apetite, deixe-me dizer que, na minha opinião, estas “brincadeiras” com partículas “emaranhadas” é o que nos vai permitir comunicar, no futuro, a velocidades instâtaneas, ou seja, controlar ou comunicar com algo, do outro lado da galáxia (do outro lado do universo?) de forma instâtanea e sem as limitações de velocidade das comunicações eletromagnéticas.

  3. @Rui: Olhe que não ! Olhe que não !:) É mesmo a consciência que determina o colapso da onda quântica. Se a tal interação com o sistema não tiver um observador com consciência, o sistema continua todo numa sobreposição quântica, incluindo o sistema que faz a medição…

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …