Os novos gatos de Schroedinger podem estar vivos e mortos – e em dois sítios ao mesmo tempo

Michael S. Helfenbein / Yale University

-

Físicos da Universidade de Yale, nos EUA, encontraram uma forma de fazer um gato quântico estar vivo e morto simultaneamente – em duas caixas ao mesmo tempo.

A experiência está ligada ao paradoxo do gato de Schroedinger, uma experiência teórica que se refere a um gato hipotético dentro de uma caixa, que está ao mesmo tempo morto e vivo até que a caixa seja aberta e se “descubra” a verdade.

Em 2005, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA criaram com sucesso um “estado do gato de Schroedinger” em laboratório, usando seis átomos simultaneamente “spin up” e “spin down” (como um relógio a girar no sentido horário e anti-horário ao mesmo tempo).

Agora, os físicos da Universidade de Yale adicionaram mais uma reviravolta ao paradoxo: eles criaram não apenas fotões numa sobreposição de estados, como estes fotões também estão emaranhados quanticamente, o que significa que a mudança do estado de um vai alterar o estado do outro, mesmo que estejam separados.

Trata-se de um dos efeitos mais estranhos da mecânica quântica, que Albert Einstein chegou a chamar de “ação fantasmagórica à distância“.

Para criar o estado, os cientistas construíram uma pequena câmara com duas cavidades separadas feitas de alumínio. Os fotões de micro-ondas debatiam-se ao redor das cavidades, e a equipa conseguiu ligá-los com um átomo supercondutor.

O resultado: dois “gatos” feitos de luz de micro-ondas vivos e mortos em duas caixas diferentes, ao mesmo tempo.

O artigo foi publicado na Science.

Computação quântica

Ao contrário de um computador tradicional, com bits representando 0 e 1, um computador quântico armazena informações em “qubits“, que podem estar em dois estados ao mesmo tempo, tanto 0 quanto 1, assim como o gato de Schroedinger está vivo e morto ao mesmo tempo.

No entanto, trata-se de uma situação delicada. A informação quântica deve ser protegida de todo o ruído externo no ambiente à sua volta. A mínima interferência pode atrapalhar o sistema de forma que a sobreposição seja perdida.

Estes “estados do gato” são de interesse para investigadores porque poderiam ser muito úteis para armazenar informação quântica com eficácia.

Um dos coautores do estudo, Robert Schoelkopf, explica que ser capaz de criar estados de gato em duas caixas diferentes é “o primeiro passo para operações lógicas entre dois bits quânticos”, que também permitiriam correções de erros essenciais para a computação quântica.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao OBSERVAR a dita experiência, altera o resultado da mesma. Até a nossa consciência influencia o resultado. Se não olharmos, ela mantém-se inalterada.
    Física quântica é fantástica! Quanto mais aprendo, mais quero saber.

  2. @Jules: calma. A nossa consciência não altera nada. O acto de “observar”, que implica “interação com o sistema” é que obriga o sistema a “escolher” um dos estados .
    No entanto, para lhe aguçar o apetite, deixe-me dizer que, na minha opinião, estas “brincadeiras” com partículas “emaranhadas” é o que nos vai permitir comunicar, no futuro, a velocidades instâtaneas, ou seja, controlar ou comunicar com algo, do outro lado da galáxia (do outro lado do universo?) de forma instâtanea e sem as limitações de velocidade das comunicações eletromagnéticas.

  3. @Rui: Olhe que não ! Olhe que não !:) É mesmo a consciência que determina o colapso da onda quântica. Se a tal interação com o sistema não tiver um observador com consciência, o sistema continua todo numa sobreposição quântica, incluindo o sistema que faz a medição…

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …