Os novos gatos de Schroedinger podem estar vivos e mortos – e em dois sítios ao mesmo tempo

Michael S. Helfenbein / Yale University

-

Físicos da Universidade de Yale, nos EUA, encontraram uma forma de fazer um gato quântico estar vivo e morto simultaneamente – em duas caixas ao mesmo tempo.

A experiência está ligada ao paradoxo do gato de Schroedinger, uma experiência teórica que se refere a um gato hipotético dentro de uma caixa, que está ao mesmo tempo morto e vivo até que a caixa seja aberta e se “descubra” a verdade.

Em 2005, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA criaram com sucesso um “estado do gato de Schroedinger” em laboratório, usando seis átomos simultaneamente “spin up” e “spin down” (como um relógio a girar no sentido horário e anti-horário ao mesmo tempo).

Agora, os físicos da Universidade de Yale adicionaram mais uma reviravolta ao paradoxo: eles criaram não apenas fotões numa sobreposição de estados, como estes fotões também estão emaranhados quanticamente, o que significa que a mudança do estado de um vai alterar o estado do outro, mesmo que estejam separados.

Trata-se de um dos efeitos mais estranhos da mecânica quântica, que Albert Einstein chegou a chamar de “ação fantasmagórica à distância“.

Para criar o estado, os cientistas construíram uma pequena câmara com duas cavidades separadas feitas de alumínio. Os fotões de micro-ondas debatiam-se ao redor das cavidades, e a equipa conseguiu ligá-los com um átomo supercondutor.

O resultado: dois “gatos” feitos de luz de micro-ondas vivos e mortos em duas caixas diferentes, ao mesmo tempo.

O artigo foi publicado na Science.

Computação quântica

Ao contrário de um computador tradicional, com bits representando 0 e 1, um computador quântico armazena informações em “qubits“, que podem estar em dois estados ao mesmo tempo, tanto 0 quanto 1, assim como o gato de Schroedinger está vivo e morto ao mesmo tempo.

No entanto, trata-se de uma situação delicada. A informação quântica deve ser protegida de todo o ruído externo no ambiente à sua volta. A mínima interferência pode atrapalhar o sistema de forma que a sobreposição seja perdida.

Estes “estados do gato” são de interesse para investigadores porque poderiam ser muito úteis para armazenar informação quântica com eficácia.

Um dos coautores do estudo, Robert Schoelkopf, explica que ser capaz de criar estados de gato em duas caixas diferentes é “o primeiro passo para operações lógicas entre dois bits quânticos”, que também permitiriam correções de erros essenciais para a computação quântica.

HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao OBSERVAR a dita experiência, altera o resultado da mesma. Até a nossa consciência influencia o resultado. Se não olharmos, ela mantém-se inalterada.
    Física quântica é fantástica! Quanto mais aprendo, mais quero saber.

  2. @Jules: calma. A nossa consciência não altera nada. O acto de “observar”, que implica “interação com o sistema” é que obriga o sistema a “escolher” um dos estados .
    No entanto, para lhe aguçar o apetite, deixe-me dizer que, na minha opinião, estas “brincadeiras” com partículas “emaranhadas” é o que nos vai permitir comunicar, no futuro, a velocidades instâtaneas, ou seja, controlar ou comunicar com algo, do outro lado da galáxia (do outro lado do universo?) de forma instâtanea e sem as limitações de velocidade das comunicações eletromagnéticas.

  3. @Rui: Olhe que não ! Olhe que não !:) É mesmo a consciência que determina o colapso da onda quântica. Se a tal interação com o sistema não tiver um observador com consciência, o sistema continua todo numa sobreposição quântica, incluindo o sistema que faz a medição…

RESPONDER

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …