Os europeus afinal ficam tristes no Natal

De acordo com um novo estudo alemão, muitos europeus não sentem alegria no período do Natal. Pelo contrário, sentem-se desanimados e stressados, e apenas os muito religiosos são a excepção a esse padrão.

Michael Mutz, investigador da Georg-August-Universität Göttingen, na Alemanha, analisou dados em grande escala do Inquérito Social Europeu em onze países historicamente cristãos: Bélgica, Estônia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Os entrevistados revelaram quão satisfeitos estavam com as suas vidas e como classificavam o seu estado emocional em diferentes ocasiões.

Mutz comparou então as respostas dos entrevistados no período pré-Natal, de 16 a 26 de dezembro, e pós-natal, de 27 a 31 de dezembro, com as respostas de períodos em outras épocas do ano, excepto julho e agosto.

Em geral, os entrevistados mostraram significativamente menos satisfação com as suas vidas próximo do Natal, manifestando mais emoções negativas do que em outros momentos do ano.

No entanto, este não foi o caso entre os cristãos muito religiosos, que responderam que se sentiam mais positivos e contentes com a vida durante o período de preparação para o Natal.

Além disso, as pessoas com níveis mais elevados de educação ou com crianças em casa também tendiam a lidar melhor com o período de comemorações natalícias.

De acordo com Mutz, os resultados do estudo, publicado na Applied Research in Quality of Life, não mostram que os cristãos sejam completamente imunes aos efeitos “negativos” do Natal sobre as emoções das pessoas.

Na realidade, os cristãos parecem ficar apenas menos afectados do que as pessoas não religiosas.

O investigador sugere que os níveis mais baixos de satisfação com a vida e bem-estar emocional podem ser consequência das tensões envolvidas no período pré-natal – como a compra de presentes a tempo e o cumprimento de obrigações sociais.

Também a crescente cultura material de consumo, com suas preocupações financeiras relacionadas, que cercam o período festivo.

“As pessoas com filiação cristã e um forte sentimento de religiosidade celebram o Natal de forma diferente do que a maioria dos não cristãos”, diz Mutz.

“Pode-se supor que os cristãos sejam menos propensos a se deixar absorver pelo consumismo que precede os feriados”, afirma Mutz.

E o seu estado de espírito, que tal está hoje?

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …