Os dentistas cheiram o seu medo (e isso é mau)

Um estudo com alunos de odontologia revelou que os dentistas podem literalmente sentir o cheiro do medo ou da ansiedade dos seus pacientes, aumentando assim a probabilidade de ter um pior desempenho.

Segundo a investigação, publicada na Chemical Senses, os dentistas conseguem sentir o cheiro de um paciente ansioso ou com medo, tornando-os mais propensos a cometer erros e a ter um desempenho mais fraco. Isto só é possível graças aos chemosignals, “sinais químicos” que os profissionais vão recebendo ao longo da consulta através do odor corporal dos pacientes.

Os investigadores não sabem até que ponto estes sinais químicos influenciam os seres humanos, mas acreditam que as nossas emoções podem ser transmitidas através do nosso cheiro.

De acordo com os autores do estudo, esta é a primeira avaliação real de como a ansiedade pode ser comunicada através da transpiração. Para determinar se o odor corporal pode ser desencadeado por emoções, os investigadores pediram a 24 estudantes de odontologia que doassem duas camisolas: uma usada durante um exame com altos níveis de stress e outra utilizada numa palestra calma.

Depois de recolhidas, as camisolas foram mascaradas com uma substância química que tornou impossível diferenciar o cheiro entre as duas camisolas em experimento. No entanto, as assinaturas químicas dos alunos ainda estavam presentes, mesmo que não fossem percetíveis.

Estas camisolas foram depois colocadas em manequins, onde um segundo grupo de alunos  foi depois realizar trabalhos odontológicos avaliados por instrutores. Na maioria dos casos, os estudantes executaram um trabalho pior nos manequins que vestiam as camisolas usadas durante o teste. E, por isso, tinham maior probabilidade de danificar os dentes do manequim.

Embora os investigadores não tenham a certeza se os dentistas já formados tivessem a mesma resposta, acreditam que este estudo prova que o cheiro da ansiedade pode desencadear o mesmo sentimento naqueles que o cheiram sub conscientemente. Neste caso em concreto, a ansiedade e o medo do paciente transmitem-se para o dentista.

A comunicação quimiossensorial é capaz de transmitir uma série de estados mentais, como emoções ou doenças, bem como características como individualidade e género. O nosso próprio cheiro pode até ajudar-nos a encontrar um parceiro geneticamente apropriado e a formar laços emocionais com os nosso filhos.

Ainda pouco se sabe sobre como os cheiros nos podem ajudar a interpretar a felicidade, mas estudos mostram que podemos usar os cheiros dos outros para interpretar possíveis ameaças como tristeza, agressão ou repulsa.

A ansiedade dentária é um problema real. Até 20‰ das pessoas relatam stress ao visitarem o dentista, preferindo ignorar as consultas e arriscar a sua saúde bucal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …

ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde …