A origem da tradição das cartas das crianças ao Pai Natal

Centenas de milhares de crianças enviam cartas ao Pai Natal todos os anos. A tradição remonta ao início do século XIX.

Antes do Pai Natal começar a contribuir para a tarefa, o tradicional portador de presentes em muitas partes da Alemanha era o Christkind, uma figura semelhante a uma fada com vestes douradas e brancas e uma coroa. Com o Natal a chegar em menos de um mês, o Christkind já está a trabalhar arduamente.

Mas a figura parecida com um duende sozinha não conseguia responder a todas as cartas enviadas pelas crianças — razão pela qual existem agora um total de sete correios oficiais do Natal na Alemanha em cidades com nomes como Himmelsthür (Porta do Céu), Engelskirchen (Igrejas dos Anjos) ou St. Nikolaus.

Juntamente com São Nicolau e o Pai Natal, muitos voluntários estão a ajudar o Christkind a responder a estas cartas.

Com listas de desejos a chegar de todo o mundo, as respostas são também escritas em muitas línguas diferentes além do alemão — em inglês, francês, espanhol, checo, taiwanês, chinês, estónio, holandês, japonês e polaco, bem como em braille e agora em ucraniano.

Decoradas com corações e estrelas

As crianças esforçam-se muito nas suas cartas para o Christkind ou Pai Natal.

“Querido Pai Natal, por favor traz-nos presentes bonitos. Vou deixar bolachas para ti debaixo da árvore de Natal,” escreve Amelie, de 7 anos. A sua ortografia está longe de ser perfeita, mas ela pintou a sua lista de desejos com cores vivas e colou estrelas brilhantes na carta.

Nas suas cartas, as crianças fazem uma lista dos presentes que esperam receber, desde unicórnios a bicicletas de montanha a PlayStations. Alguns pedem o presente de boas notas na escola, e uma introdução amigável é sempre útil.

“Querido Pai Natal, como estás? Como vai a tua saúde? Como estão as tuas renas? Concedeste-me um desejo no ano passado, e quero agradecer-te por isso. Este ano eu gostaria de…”

Algumas crianças são muito específicas, detalhando em que loja os brinquedos que estão a pedir podem ser encontrados. Outras cartas são particularmente comoventes: “Querido Pai Natal, podes parar a guerra e garantir que todos tenham o suficiente para comer?”

Outras crianças esperam dissipar dúvidas sobre os próprios portadores de presentes.

“Querido Pai Natal, existes mesmo? Ouvi dizer que és uma invenção da Coca-Cola. E se realmente existes, és um bom amigo do Christkind?”

Juntos, o Pai Natal, o Christkind e São Nicolau receberam cerca de 633 900 cartas de crianças em 2022, e espera-se o mesmo número este ano.

O maior correio do Natal na Alemanha está localizado na pequena cidade de Himmelpfort, no estado oriental de Brandenburg, que recebeu 300 000 cartas no ano passado.

A maioria das listas de desejos vem da Alemanha, mas também houve correspondência de locais tão distantes como a Nova Zelândia.

Como tudo começou

Para as crianças na Alemanha, a tradição de escrever uma carta em preparação para as festividades de fim de ano remonta ao início do século XIX. Naquela época, era chamada de carta de Natal.

No entanto, na época as crianças não escreviam cartas elaboradamente decoradas para o Christkind ou Pai Natal, mas sim para os pais. E não pediam presentes, mas agradeciam aos pais enquanto prometiam obediência, diligência e bom comportamento — e pediam a bênção de Deus.

Num exemplo escrito por volta de 1847, o jovem August escreveu: “Queridos pais! Não passa um dia sem o meu profundo reconhecimento por tudo o que vos devo, queridos pais.”

Mas à medida que a indústria de brinquedos se desenvolveu, os fabricantes tiveram a ideia de distribuir formulários de lista de desejos onde as crianças podiam assinalar as suas preferências de presentes.

Em 1950, uma conhecida loja de departamentos alemã endereçou estes formulários diretamente ao Christkind ou ao Pai Natal.

Os correios do Natal começaram a aparecer uma década depois. O mais antigo é em Himmelpforten na Baixa Saxónia — não confundir com o de Himmelpfort, em Brandenburg. Lá, em 1962, a pequena Bärbel escreveu sobre o seu desejo de uma nova boneca e um irmão querido. Ela endereçou a sua carta manuscrita a “Pai Natal no céu”.

E ela obteve uma resposta: O gerente local dos correios, Helmut Stolberg, decorou a sua carta com autocolantes e declarou-a como correio aéreo. A partir de então, as crianças alemãs souberam: o Pai Natal realmente existe — e ele sempre responde.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.