/

O Gmail foi criado por causa de uma queixa de uma utilizadora do Google

1

20 anos depois, o serviço da Google continua a liderar nos emails. Recuperamos a história do dia 1 de Abril que não era mentira.

Quinta-feira, 1 de Abril de 2004.

Estamos a testar o Gmail – um serviço gratuito de webmail com uma capacidade máxima de oito mil milhões de bits, equivalente a 500.000 páginas de email. Por utilizador”.

Os utilizadores da internet pensaram logo: “Isto é mentira de 1 de Abril”. Um e-mail com 1 GB (oito mil milhões de bits)? 500.000 páginas de email por utilizador? Gratuito? Só podia ser mentira.

Não era.

A Google inovou e apresentou a maior caixa de email de sempre. De longe. Nenhum servidor de email tinha espaço para tanto, naquela altura. Pelo menos, entre os gratuitos. E, um ano depois, já tinha duplicado para 2 GB.

Hoje, 20 anos depois, e com 15 GB de capacidade máxima, o Gmail continua e é o líder no sector.

Naquele anúncio da Google no dia 1 de Abril, que ainda hoje está disponível, o co-fundador e então presidente Larry Page conta porque o Gmail surgiu.

Foi uma queixa de uma utilizadora do Google (motor de pesquisa), que alegava que não havia servidores de email de qualidade: “Ela reclamava porque gastava todo o seu tempo a arquivar mensagens ou a tentar encontrar mensagens”.

“E quando não está ocupada a fazer isso, tem que apagar emails como uma louca para não chegar ao limite máximo obrigatório de 4MB. E ela perguntou se poderíamos resolver isto”.

Um engenheiro da Google aproveitou os seus 20% de tempo próprio (cada engenheiro passava um dia por semana em projectos do seu próprio interesse, não relacionados com o trabalho) para criar o Gmail.

Ou seja, um pedido de uma utilizadora originou o servidor de email mais utilizado no planeta.

Criar o Gmail foi “um pouco mais complicado do que tínhamos antecipado”, admitiu Page, mas foi criado.

Num primeiro momento, só alguns utilizadores tiveram acesso – e essa versão beta só era acessível por convite de algum utilizador.

Mas o sucesso foi tal que, pouco depois, uma conta Gmail já era vendida por 250 dólares no eBay.

Hoje o Gmail mais de 1.5 mil milhões de utilizadores. Bem longe dos 400 milhões do Outlook.com ou dos 225 milhões no Yahoo Mail, segundo dados da Gitnux.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.