Orientador espiritual de André Ventura acusado de pedofilia e afastado da Igreja

9

Estela Silva / Lusa

André Ventura, líder do Chega

Mário Rui Pedras, orientador espiritual do líder do Chega, é um dos padres afastados pelo Patriarcado de Lisboa após denúncias de abusos sexuais.

O padre Mário Rui Pedras, que é o orientador espiritual de André Ventura, é um dos quatro párocos afastados pelo Patriarcado de Lisboa na sequência de suspeitas de abusos sexuais levantadas pela investigação da comissão independente.

Numa carta dirigida aos fiéis, Mário Rui Pedras rejeitou as acusações, dizendo estar a ser alvo de “calúnia” e de uma “abjeta e monstruosa difamação” e lembra que o caso nasceu de uma “denúncia anónima”.

“Ao longo da minha vida sacerdotal não pratiquei o que quer que fosse de censurável, seja pelo prisma da lei canónica, pelo prisma da lei civil ou da ética comportamental”, garante o padre, citado pelo DN.

O caso remonta a alegações datadas da década de 90, quando o paróco terá alegadamente abusado sexualmente de uma pessoa que frequentava o 8º. ano num colégio nas imediações de Lisboa.

“Não refere o nome da inventada vítima (quem denunciou anonimamente poderia indicar um qualquer nome); não se indica o local onde os falsos abusos teriam sido perpetrados; não fornece qualquer pista para levar a cabo uma investigação, referindo, por exemplo, o nome de potenciais testemunhas que tivessem algum conhecimento sobre o tema. Nada. Uma denúncia anónima, falsa, caluniosa, sem qualquer elemento útil ou prestável para investigação”, considera o padre.

Mário Rui Pedras garante que vai “fazer tudo o que estiver ao alcance para desmascarar” quem o acusou e pondera recorrer à justiça.

“Analisarei quais as vias possíveis para reclamar judicialmente a reparação que me é devida, sabendo, todavia, que o caráter anónimo da denúncia poderá comprometer este meu propósito”, remata.

ZAP //

9 Comments

  1. Mas o que tem André Ventura a ver com isto ? Mais uma jogada tentando denegrir AV !
    E, ao que diz o padre, o/a denunciante é anónima, o/a ofendido igualmente, etc, etc.
    E, quando alguém vem lembrar o ditado do “diz-me com quem andas”, além do mais esquece de aplicar o mesmo a quem anda com Sócrates, Vara, etc, etc !

  2. O problema é que vai haver muita jentinha a denunciar (ou denunciou) para ver se recebe uns dinheiros. Primeiro é preciso confirmar toda e qualquer denúncia, fazendo os respetivos contraditórios. Depois, havendo confirmação, então aí sim, é condenar. Neste caso aqui, meter o André Ventura, é um disparate de muito mau gosto. Não pode valer tudo na política. O anedotismo desta pseudo notícia diz bem do que se pretende.

  3. Lembrei-me que um antigo dirigente do Bloco de Esquerda abusou de uma criancinha num dos acampamentos em Castelo de Bode.
    Basta isto para o entalar ou como não tem batina fica livre de denúncias anónimas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.