O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

Estela Silva / Lusa

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões.

Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, numa invulgar luta pelo segundo lugar da Liga NOS, uma vez que o Sporting, vitorioso na quarta-feira, está cada vez mais próximo do título. Ainda assim, os ‘dragões’ ainda têm uma réstia de esperança.

O Benfica já está afastado da luta pelo título. O emblema da Luz tem quatro jogos por disputar até ao fim da época, mas mesmo que os vença todos, não é o suficiente para compensar pelo fosso de 13 pontos que separa os clubes.

Enquanto isso, matematicamente falando, o FC Porto ainda tem hipóteses de revalidar o título de campeão. Os ‘dragões’, com menos um jogo, estão a nove pontos da liderança.

Com três jogos por disputar, ao Sporting basta um triunfo e um empate para se sagrar campeão.

Assim, perante esta conjuntura, há outras batalhas a travar neste final de tarde na Luz. Não só o habitual orgulho que banha um Clássico, mas também a luta pelo segundo posto. Numa altura em que o ‘caneco’ já parece uma miragem, o apetecível acesso direto à Liga dos Campeões não é algo de descurar. Afinal de contas, é uma verba a rondar os 40 milhões de euros.

Em jogo estão muitos milhões, que tanto Benfica como FC Porto não querem abdicar. Depois de esta época ter sido eliminado no playoff de acesso à competição, o Benfica quererá certamente fazer melhor. O FC Porto, por sua vez, quer repetir a proeza de ter chegado aos quartos-de-final.

As ‘águias’ não dependem de si para chegar ao segundo posto, pois estão a quatro pontos dos rivais portistas, que entram em campo provisoriamente a nove dos ‘leões’, que ganharam por 2-0 em casa do Rio Ave.

Na primeira volta, FC Porto e Benfica empataram 1-1 na Invicta, com um golo de Grimaldo, aos 17 minutos, e resposta de Taremi, aos 25, antes de ser expulso, aos 73, após entrada violenta sobre Otamendi, no meio-campo adversário.

Os ‘onzes’ prováveis

O Benfica deve fazer alinhar Helton Leite na baliza; uma linha de três centrais com Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen; Diogo Gonçalves e Grimaldo nas alas, com Pizzi e Weigl ao meio; e um tridente ofensivo constituído por Rafa, Everton e Seferovic.

Darwin Núñez e Adel Taarabt recebem esta quarta-feira alta clínica e podem entrar na convocatória. Todavia, Jorge Jesus poderá optar por não contar com os dois jogadores no início da partida face a preocupações com a sua forma física. Caso sejam titulares, Seferovic e Pizzi devem, respetivamente, ‘saltar’ do onze inicial.

O FC Porto deverá contar com Marchesín entre os postes; um quarteto defensivo com Manafá e Zaidu nas alas e Mbemba e Pepe ao meio; um meio-campo musculado com Grujic, Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; e Marega e Taremi à solta na frente de ataque.

A principal baixa dos ‘dragões’ é Jesús Corona. O mexicano saiu lesionado na última partida dos portistas e não estará apto a jogar hoje. O extremo ficou no Porto a tratar um problema muscular.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …