O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

Estela Silva / Lusa

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá acesso direto à Liga dos Campeões.

Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na Luz, numa invulgar luta pelo segundo lugar da Liga NOS, uma vez que o Sporting, vitorioso na quarta-feira, está cada vez mais próximo do título. Ainda assim, os ‘dragões’ ainda têm uma réstia de esperança.

O Benfica já está afastado da luta pelo título. O emblema da Luz tem quatro jogos por disputar até ao fim da época, mas mesmo que os vença todos, não é o suficiente para compensar pelo fosso de 13 pontos que separa os clubes.

Enquanto isso, matematicamente falando, o FC Porto ainda tem hipóteses de revalidar o título de campeão. Os ‘dragões’, com menos um jogo, estão a nove pontos da liderança.

Com três jogos por disputar, ao Sporting basta um triunfo e um empate para se sagrar campeão.

Assim, perante esta conjuntura, há outras batalhas a travar neste final de tarde na Luz. Não só o habitual orgulho que banha um Clássico, mas também a luta pelo segundo posto. Numa altura em que o ‘caneco’ já parece uma miragem, o apetecível acesso direto à Liga dos Campeões não é algo de descurar. Afinal de contas, é uma verba a rondar os 40 milhões de euros.

Em jogo estão muitos milhões, que tanto Benfica como FC Porto não querem abdicar. Depois de esta época ter sido eliminado no playoff de acesso à competição, o Benfica quererá certamente fazer melhor. O FC Porto, por sua vez, quer repetir a proeza de ter chegado aos quartos-de-final.

As ‘águias’ não dependem de si para chegar ao segundo posto, pois estão a quatro pontos dos rivais portistas, que entram em campo provisoriamente a nove dos ‘leões’, que ganharam por 2-0 em casa do Rio Ave.

Na primeira volta, FC Porto e Benfica empataram 1-1 na Invicta, com um golo de Grimaldo, aos 17 minutos, e resposta de Taremi, aos 25, antes de ser expulso, aos 73, após entrada violenta sobre Otamendi, no meio-campo adversário.

Os ‘onzes’ prováveis

O Benfica deve fazer alinhar Helton Leite na baliza; uma linha de três centrais com Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen; Diogo Gonçalves e Grimaldo nas alas, com Pizzi e Weigl ao meio; e um tridente ofensivo constituído por Rafa, Everton e Seferovic.

Darwin Núñez e Adel Taarabt recebem esta quarta-feira alta clínica e podem entrar na convocatória. Todavia, Jorge Jesus poderá optar por não contar com os dois jogadores no início da partida face a preocupações com a sua forma física. Caso sejam titulares, Seferovic e Pizzi devem, respetivamente, ‘saltar’ do onze inicial.

O FC Porto deverá contar com Marchesín entre os postes; um quarteto defensivo com Manafá e Zaidu nas alas e Mbemba e Pepe ao meio; um meio-campo musculado com Grujic, Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio; e Marega e Taremi à solta na frente de ataque.

A principal baixa dos ‘dragões’ é Jesús Corona. O mexicano saiu lesionado na última partida dos portistas e não estará apto a jogar hoje. O extremo ficou no Porto a tratar um problema muscular.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …