Depois de “derramar o leite” com uma dramática — e muito enigmática — despedida de Portugal nas redes sociais e nas ruas, a famosa bolacha Oreo já está de volta ao mercado — apesar de as contas estarem no “vermelho”.
A campanha da empresa, desenvolvida pela Publicis, andou desde outubro de 2023 a partilhar mensagens de despedida nas redes sociais e nas ruas que sugeriam que as bolachas Oreo poderiam estar a deixar o mercado português.
“Adeus Portugal, a tua Oreo de sempre vai acabar”, lia-se por toda a parte. Este mês, o mistério foi finalmente desvendado.
Nova receita, nova embalagem
Em vez de abandonar o mercado, a Mondelez International, empresa responsável pela marca, anunciou o lançamento de uma nova receita de Oreo, agora com mais cacau, e uma imagem renovada.
A mensagem de despedida foi então 100% reformulada: “Olá Portugal, chegou a Oreo mais deliciosa de sempre.”
View this post on Instagram
Para assinalar o momento e dar as boas vindas ao sabor mais intenso a cacau, a Oreo partilhou um vídeo onde é possível ver uma bolacha Oreo gigante a cair do céu como um meteorito e a colidir com o ecrã digital do El Corte Inglés, criando uma explosão de cacau.
View this post on Instagram
Além da nova receita, a Oreo também apresentou uma renovação da sua imagem, com um redesenho das embalagens.
Prejuízo milionário na Península Ibérica
Ao que parece, era mesmo necessária uma mega-campanha publicitária como esta: a Mondelez, dona da Oreo, registou prejuízos de seis milhões de euros na Península Ibérica em 2023 — um agravamento face às perdas de 5,3 milhões em 2022, de acordo com os dados citados pela espanhola Cinco Días.
Os prejuízos são justificados pelas amortizações contabilísticas do “goodwill” e pelo aumento significativo dos juros pagos — uma tendência que já dura há uma década.
Apesar das dificuldades, a Mondelez mantém-se operacional graças ao apoio financeiro da sua casa-mãe. Além disso, paralelamente, 2023 foi também o ano de maior faturação da Mondelez na Península Ibérica na última década, com um volume de negócios de 947,8 milhões de euros — um crescimento de 10% face ao ano anterior.
A categoria mais importante para a faturação da empresa é… a de bolachas, que para além da Oreo conta com a Chips Ahoy! e Digestive, que representam 38% das receitas, quase 370 milhões de euros, um aumento de 11,5% em comparação a 2022.