As orcas estão a ensinar-se umas às outras a roubar peixe dos barcos dos pescadores

Com a falta de presas trazidas pelo aumento da pesca no Oceano Índico, as orcas começaram a adaptar-se e a roubar peixe aos barcos dos pescadores.

No sul do Oceano Índico, na costa das Ilhas Crozet, as orcas já foram apanhadas várias vezes a roubar peixe de barcos de pescadores. Agora uma equipa de investigadores debruçou-se sobre as causas deste fenómeno e relatou as suas descobertas num estudo publicado na Biology Letters.

Já há algum tempo que este fenómeno era conhecido, mas tem-se intensificado nos últimos anos, com a maior escassez de recursos no oceano. A investigação analisou 16 anos de dados que monitorizaram duas populações subantárticas de baleias assassinas desde 2003 até 2018.

As informações incluídas dentro da base de dados permitiram aos cientistas perceber mudanças nos eventos de depredação das orcas, em que essencialmente roubavam os peixes das redes de pesca, das linhas ou de outros locais com acesso fácil, nota o IFLScience.

“Nas águas subantárticas, a expansão da pesca comercial à merluza-negra nos anos 90 foi associada à depredação das baleias assassinas que ocorre na maioria das pescarias, desde o sul do Chile até ao sul do Oceano Índico”, escrevem os autores.

“A incidência deste comportamento é mais alta perto das Ilhas Crozet, onde se notou a depredação das baleias assassinas no primeiro ano da pescaria em 1996 e que actualmente leva 180 toneladas de merluza-negra dos palangres todos os anos”

Desde essa primeira deteção da depredação, os registos dos roubos das orcas de ambas as populações aumentaram a um ritmo firme. Os investigadores acreditam que esta subida não se deve ao aumento do número de orcas e apontam antes para que seja uma indicação da aprendizagem das orcas existentes, que foram começando a aprender a roubar das pescarias.

A tendência de aumento dos eventos de depredação estabilizou em 2014, o que pode indicar que foram precisos 18 anos para que toda a população aprendesse o comportamento desde o registo do primeiro caso em 1996.

O que causou este aumento terão sido “aulas” em que as orcas se ensinam umas às outras a roubar os barcos, algo que não é propriamente surpreendente dado que estes animais são muito inteligentes e sociáveis.

“Estas conclusões mostram como as mudanças na disponibilidade das presas causada pelas atividades humanas levam rápidas, mas progressivas, inovações nas baleias assassinas”, rematam.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.