Órbita de asteroide mudou após se ter aproximado da Terra

O astrónomo que descobriu um pequeno meteoro apenas horas antes de colidir com a Terra no início de março detetou outra rocha espacial em direção ao nosso planeta.

A diferença é que, desta vez, o corpo não cumpriu a rota de colisão com a Terra, por alguns milhares de quilómetros, segundo a Space.com.

Krisztián Sárneczky, astrónomo do Observatório Konkoly perto de Budapeste, na Hungria, avistou o asteroide, com cerca de 2 a 4 metros de tamanho, de acordo com EarthSky, a 25 de março, quando se dirigia em direção à Terra.

Desde então chamado 2022 FD1, o asteroide passou pela sombra do planeta acima do Oceano Pacífico algumas horas mais tarde, a 26 de março.

Cerca de uma hora mais tarde, o meteoro fez a sua aproximação mais próxima ao planeta, passando a uma distância de cerca de 8.500 quilómetros.

Em comparação, os satélites de navegação GPS dos EUA orbitam a uma altitude de 20.200 km. A Estação Espacial Internacional orbita a uma altitude muito inferior, a cerca de 400 km.

A proximidade da Terra alterou a órbita do asteroide, segundo partilhou Sárneczky no Twitter. “Alteração significativa da inclinação da minha nova aproximação próxima #2022FD1 (aka #Sar2594) durante o seu voo: i=9,4 deg -> 4,5 deg,” escreveu.

Sárneczky fez manchetes no início de março quando avistou o asteroide, apenas algumas horas antes da rocha espacial ter ardido na atmosfera da Terra, algures entre a Islândia e a Noruega.

Esse asteroide, com cerca de 3 metros de largura, foi apenas o quinto asteroide a ser descoberto antes do impacto na Terra, de acordo com a NASA.

Os outros quatro asteroides avistados antes do impacto são 2014 AA, 2018 LA, 2008 TV2 e 2019 MO, de acordo com Earthsky.

A descoberta destaca os riscos potenciais dos impactos dos asteroides no nosso planeta. Estatisticamente, a maioria das rochas espaciais que a Terra encontra são suficientemente pequenas para se queimarem na atmosfera do planeta, desencadeando apenas visões de uma bola de fogo.

Mas, por vezes, mesmo as rochas bastante grandes chegam à superfície do planeta sem serem detetadas. Em 2013, um asteroide do tamanho de um edifício de seis andares explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk, causando uma grande onda de choque que feriu 1.200 pessoas.

Alice Carqueja, ZAP //