A orangotango Sandra já é uma “pessoa”, mas ainda está à espera de ir para casa

Sandra, de 33 anos, foi considerada pela justiça argentina como “sujeito não humano” em 2014. A orangotango vai ser transportada para uma reserva norte-americana, mas continua à espera.

Não se sabe muito sobre a sua infância, mas Sandra nasceu a 14 de fevereiro de 1986, na cidade de Rostock, na antiga República Democrática Alemã (RDA), quando dois mundos antagónicos estavam separados por um muro. Depois de ter sido rejeitada pela mãe, a orangotango cresceu sozinha, com a companhia da solidão.

Com apenas nove anos, aterrou em Buenos Aires, na Argentina, depois de ter sido vendida como um objeto. Encontrou a sua casa no jardim zoológico onde os cuidadores lhe diagnosticaram uma depressão crónica. Também nesta capital, Sandra encontrou um companheiro com quem teve a sua primeira filha, Sheinbra, que rejeitou após o parto, repetindo a história da sua família.

A Sheinbra perdeu-se o rasto, mas acredita-se que foi comprada por um intermediário e que vive na Ásia. Já Sandra continua sozinha, sendo o único animal desta espécie na Argentina.

Apesar da sua história infeliz, Sandra viu ser escrito um novo capítulo em 2014, quando entrou em cena o advogado constitucionalista Andrés Gil Domínguez, da Associação de Funcionários Públicos e Advogados pelos Direitos dos Animais (AFADA).

Considerando a situação de Sandra “intolerável”, o advogado recorreu aos tribunais para exigir que deixasse de ser considerada “coisa” ou “objeto”, conforme estabelece o Código Civil e Comercial da Argentina. O objetivo era só um: outorgar personalidade jurídica a um animal.

De acordo com o El País, no ano seguinte, o processo chegou ao Tribunal Contencioso, Administrativo e Tributário número 4 da Cidade de Buenos Aires, dirigido pela juíza Elena Liberatori. A magistrada foi responsável pela sentença histórica e inesperada: Sandra obteve o estatuto de pessoa não-humana (sujeito de direito), “ilegalmente privada de viver em liberdade”.

O ecoparque de Buenos Aires ficou obrigado a garantir “as condições naturais do seu habitat e as atividades necessárias para preservar as suas habilidades cognitivas”.

“Por decisão da justiça, Sandra poderá ser transferida para um refúgio“, disse, na altura, o advogado Andrés Gil Domínguez sobre a sentença. No entanto, Sandra ainda aguarda pela mudança.

Em junho de 2016, devido à decisão de transformar o zoológico num ecoparque, as instalações fecharam portas ao público. A deslocação dos animais começou e a fêmea de orangotango foi ficando ainda mais sozinha. Por ter nascido em cativeiro, devolver Sandra à natureza não é uma opção, uma vez que é incapaz de sobreviver.

Depois de estudadas todas as opções, o Center for Great Apes da Flórida foi considerada a melhor solução. De acordo com o El País, as burocracias relativas à deslocação de Sandra deverão ficar resolvidas nas próximas semanas.

Ainda assim, devido à possibilidade de uma difícil adaptação e às diferentes temperaturas entre os dois países, esta mudança pode ainda demorar alguns meses. Em agosto, quando tudo deverá estar tratado, é inverno em Buenos Aires, enquanto que na Flórida as temperaturas se encontram muito altas.

Até lá, os tratadores da orangotango vão assegurar que Sandra brinca o mais possível, já que estar fechada a deixa deprimida. Se não for estimulada, a orangotango fica sem se mover mais de metade das horas do dia.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …

Duas demissões no Governo do Líbano. Beirute ficou com cratera de 43 metros de profundidade

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …