A orangotango Sandra já é uma “pessoa”, mas ainda está à espera de ir para casa

Sandra, de 33 anos, foi considerada pela justiça argentina como “sujeito não humano” em 2014. A orangotango vai ser transportada para uma reserva norte-americana, mas continua à espera.

Não se sabe muito sobre a sua infância, mas Sandra nasceu a 14 de fevereiro de 1986, na cidade de Rostock, na antiga República Democrática Alemã (RDA), quando dois mundos antagónicos estavam separados por um muro. Depois de ter sido rejeitada pela mãe, a orangotango cresceu sozinha, com a companhia da solidão.

Com apenas nove anos, aterrou em Buenos Aires, na Argentina, depois de ter sido vendida como um objeto. Encontrou a sua casa no jardim zoológico onde os cuidadores lhe diagnosticaram uma depressão crónica. Também nesta capital, Sandra encontrou um companheiro com quem teve a sua primeira filha, Sheinbra, que rejeitou após o parto, repetindo a história da sua família.

A Sheinbra perdeu-se o rasto, mas acredita-se que foi comprada por um intermediário e que vive na Ásia. Já Sandra continua sozinha, sendo o único animal desta espécie na Argentina.

Apesar da sua história infeliz, Sandra viu ser escrito um novo capítulo em 2014, quando entrou em cena o advogado constitucionalista Andrés Gil Domínguez, da Associação de Funcionários Públicos e Advogados pelos Direitos dos Animais (AFADA).

Considerando a situação de Sandra “intolerável”, o advogado recorreu aos tribunais para exigir que deixasse de ser considerada “coisa” ou “objeto”, conforme estabelece o Código Civil e Comercial da Argentina. O objetivo era só um: outorgar personalidade jurídica a um animal.

De acordo com o El País, no ano seguinte, o processo chegou ao Tribunal Contencioso, Administrativo e Tributário número 4 da Cidade de Buenos Aires, dirigido pela juíza Elena Liberatori. A magistrada foi responsável pela sentença histórica e inesperada: Sandra obteve o estatuto de pessoa não-humana (sujeito de direito), “ilegalmente privada de viver em liberdade”.

O ecoparque de Buenos Aires ficou obrigado a garantir “as condições naturais do seu habitat e as atividades necessárias para preservar as suas habilidades cognitivas”.

“Por decisão da justiça, Sandra poderá ser transferida para um refúgio“, disse, na altura, o advogado Andrés Gil Domínguez sobre a sentença. No entanto, Sandra ainda aguarda pela mudança.

Em junho de 2016, devido à decisão de transformar o zoológico num ecoparque, as instalações fecharam portas ao público. A deslocação dos animais começou e a fêmea de orangotango foi ficando ainda mais sozinha. Por ter nascido em cativeiro, devolver Sandra à natureza não é uma opção, uma vez que é incapaz de sobreviver.

Depois de estudadas todas as opções, o Center for Great Apes da Flórida foi considerada a melhor solução. De acordo com o El País, as burocracias relativas à deslocação de Sandra deverão ficar resolvidas nas próximas semanas.

Ainda assim, devido à possibilidade de uma difícil adaptação e às diferentes temperaturas entre os dois países, esta mudança pode ainda demorar alguns meses. Em agosto, quando tudo deverá estar tratado, é inverno em Buenos Aires, enquanto que na Flórida as temperaturas se encontram muito altas.

Até lá, os tratadores da orangotango vão assegurar que Sandra brinca o mais possível, já que estar fechada a deixa deprimida. Se não for estimulada, a orangotango fica sem se mover mais de metade das horas do dia.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …