A orangotango Sandra já é uma “pessoa”, mas ainda está à espera de ir para casa

Sandra, de 33 anos, foi considerada pela justiça argentina como “sujeito não humano” em 2014. A orangotango vai ser transportada para uma reserva norte-americana, mas continua à espera.

Não se sabe muito sobre a sua infância, mas Sandra nasceu a 14 de fevereiro de 1986, na cidade de Rostock, na antiga República Democrática Alemã (RDA), quando dois mundos antagónicos estavam separados por um muro. Depois de ter sido rejeitada pela mãe, a orangotango cresceu sozinha, com a companhia da solidão.

Com apenas nove anos, aterrou em Buenos Aires, na Argentina, depois de ter sido vendida como um objeto. Encontrou a sua casa no jardim zoológico onde os cuidadores lhe diagnosticaram uma depressão crónica. Também nesta capital, Sandra encontrou um companheiro com quem teve a sua primeira filha, Sheinbra, que rejeitou após o parto, repetindo a história da sua família.

A Sheinbra perdeu-se o rasto, mas acredita-se que foi comprada por um intermediário e que vive na Ásia. Já Sandra continua sozinha, sendo o único animal desta espécie na Argentina.

Apesar da sua história infeliz, Sandra viu ser escrito um novo capítulo em 2014, quando entrou em cena o advogado constitucionalista Andrés Gil Domínguez, da Associação de Funcionários Públicos e Advogados pelos Direitos dos Animais (AFADA).

Considerando a situação de Sandra “intolerável”, o advogado recorreu aos tribunais para exigir que deixasse de ser considerada “coisa” ou “objeto”, conforme estabelece o Código Civil e Comercial da Argentina. O objetivo era só um: outorgar personalidade jurídica a um animal.

De acordo com o El País, no ano seguinte, o processo chegou ao Tribunal Contencioso, Administrativo e Tributário número 4 da Cidade de Buenos Aires, dirigido pela juíza Elena Liberatori. A magistrada foi responsável pela sentença histórica e inesperada: Sandra obteve o estatuto de pessoa não-humana (sujeito de direito), “ilegalmente privada de viver em liberdade”.

O ecoparque de Buenos Aires ficou obrigado a garantir “as condições naturais do seu habitat e as atividades necessárias para preservar as suas habilidades cognitivas”.

“Por decisão da justiça, Sandra poderá ser transferida para um refúgio“, disse, na altura, o advogado Andrés Gil Domínguez sobre a sentença. No entanto, Sandra ainda aguarda pela mudança.

Em junho de 2016, devido à decisão de transformar o zoológico num ecoparque, as instalações fecharam portas ao público. A deslocação dos animais começou e a fêmea de orangotango foi ficando ainda mais sozinha. Por ter nascido em cativeiro, devolver Sandra à natureza não é uma opção, uma vez que é incapaz de sobreviver.

Depois de estudadas todas as opções, o Center for Great Apes da Flórida foi considerada a melhor solução. De acordo com o El País, as burocracias relativas à deslocação de Sandra deverão ficar resolvidas nas próximas semanas.

Ainda assim, devido à possibilidade de uma difícil adaptação e às diferentes temperaturas entre os dois países, esta mudança pode ainda demorar alguns meses. Em agosto, quando tudo deverá estar tratado, é inverno em Buenos Aires, enquanto que na Flórida as temperaturas se encontram muito altas.

Até lá, os tratadores da orangotango vão assegurar que Sandra brinca o mais possível, já que estar fechada a deixa deprimida. Se não for estimulada, a orangotango fica sem se mover mais de metade das horas do dia.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …